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Setúbal conquistou o prémio “Marca Estrela Nacional” na edição de 2022 do Portugal City Brand Ranking e foi considerado um dos municípios portugueses mais apelativos para viver, visitar e investir, ao ficar em nono lugar no estudo da empresa Bloom Consulting.


Num estudo que envolveu os 308 municípios portugueses, a empresa premiou Setúbal com a distinção “Marca Estrela Nacional”, que é atribuída – tal como os prémios “Marca Estrela” para cada uma das três dimensões e sete regiões, ou para os concelhos com menos de 50, 25 e 10 mil habitantes – ao município que se destacou e alcançou “posições importantes nas respetivas regiões ou dimensões do ranking”.

O município de Setúbal foi considerado o nono melhor a nível nacional para visitar e viver, enquanto na categoria dos negócios ficou em 12.º lugar. Em termos regionais, no referente “Lisboa”, foi considerado globalmente o quarto melhor município, atrás de Lisboa, Cascais e Sintra, mas na categoria “Viver” ficou em terceiro lugar, à frente de Sintra.

O Portugal City Brand Ranking, agora na oitava edição, é um documento apresentado pela Bloom Consulting sobre a performance de marca dos 308 municípios portugueses, concretamente nas áreas do Turismo, Negócios e Talento, e que, segundo o CEO da empresa, “permite entender a realidade das marcas territoriais portuguesas”.

Numa análise realizada com base em dados quantitativos estatísticos e digitais, Setúbal tem demonstrado subidas consistentes nos parâmetros avaliados ao longo das várias edições, subindo do 13.º lugar da tabela geral em 2013 para o nono em 2019. Em 2021 caiu de novo para o 13.º lugar, ao ser penalizado pelo 17.º posto na dimensão “Visitar” em altura de pandemia, mas este ano ficou em nono lugar naquela classificação parcelar e regressou ao nono lugar nacional.

Filipe Roquette, sócio diretor da Bloom Consulting, sublinhou que esta oitava edição do ranking “fica marcada pelos primeiros passos no progressivo retorno à normalidade, esperando-se que o turismo, os negócios e as movimentações de talento voltem aos níveis registados antes da pandemia”.

Na atual edição do ranking, ao ganhar quatro lugares, Setúbal foi o concelho que registou a maior subida de posição entre os presentes no Top-10, seguido do Funchal, que subiu duas posições, para a oitava. Enquanto os sete primeiros – Lisboa, Porto, Cascais, Braga, Coimbra, Vila Nova de Gaia e Sintra, por esta ordem – mantiveram os respetivos lugares, Aveiro caiu dois postos, para o 10.º.

O ranking realizado pela Bloom Consulting mede os resultados e o impacte das marcas de todos os 308 municípios portugueses nas áreas de turismo (Visitar), investimento e exportações (Negócios) e talento (Viver).

A Bloom Consulting indica que o Portugal City Brand Ranking é o único estudo publicado na área de avaliação de desempenho de marcas de cidades e regiões que recorre unicamente a dados quantitativos, sem a interpretação ou interação humana vicie, de alguma forma, os resultados.

A empresa afirma recorrer a uma metodologia única e inovadora, que incorpora um número elevado de variáveis objetivas, em vez de estudos de opinião, numa combinação de pesquisas online, estatística e ferramentas produzidas pela própria Boom Consulting de maneira a atribuir ao estudo um grau elevado de fiabilidade e de objetividade.

O estudo não pretende indicar quais são os melhores municípios para viver, visitar ou fazer negócios.

Através deste trabalho, a Bloom Consulting procura medir a performance e o impacte da marca de cada concelho, constituindo o ranking um indicador forte das melhores estratégias de promoção e estruturação, de mais visibilidade, de mais procura proactiva, melhores plataformas online e redes sociais e melhores indicadores estatísticos em diferentes categorias, formando, assim, uma marca mais forte.