Setúbal Open de Ténis | Arthur Cazaux

A sétima edição do Grupo RE/MAX Lounge Setúbal Open, torneio do circuito da Federação Internacional de Ténis (ITF) pontuável para o ranking mundial ATP, decorre entre 28 de agosto e 4 de setembro no Clube de Ténis de Setúbal, com a participação de 88 tenistas profissionais.


Organizado pelo Clube de Ténis de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, o torneio, que tem um prémio monetário de 25 mil dólares e disputa-se nas variantes de singulares e pares masculinos, tem lugar nos melhorados courts do clube, cuja obra de renovação, realizada com comparticipação da autarquia, ficou concluída no último fim-de-semana.

Dos 88 tenistas presentes na variante de singulares, um total de 32 vão disputar o quadro principal, 24 deles com entrada direta, aos quais se somam os oito melhores do torneio de qualificação, que conta com 64 jogadores. O quadro de pares integra 16 tenistas.

A lista provisória de inscritos é liderada por Gonçalo Oliveira, número 385 do mundo e seis de Portugal, seguido de Sasikumar Mukund, 433.º ATP e quarto da Índia, e de Elliot Benchetrit, 450.º ATP e número um de Marrocos.

Entre os 17 nomes da lista provisória – a definitiva só fica definida a 27 de agosto – constam ainda os portugueses Duarte Vale e Pedro Araújo, um italiano, dois franceses, um suíço, um israelita, três norte-americanos, dois britânicos e dois espanhóis.

A partir do quadro principal, o torneio, que tem a categoria Future e conta com a participação de dois jogadores do Clube de Ténis de Setúbal, Diogo Marques e Pedro Estevão, vai ter transmissão direta em streaming no site da ITF.

Na semana seguinte, entre 8 e 11 de setembro, os courts do Clube de Ténis de Setúbal são palco de mais um torneio internacional, a nona edição do Open Baía de Setúbal, prova do Circuito ITF de ténis em cadeira de rodas e pontuável para o ranking da especialidade da federação internacional.

Com um prémio monetário de cinco mil dólares, a mais antiga prova internacional em cadeira de todas realizada em Portugal disputa-se nas variantes de singulares e pares masculinos e femininos, devendo contar com cerca de duas dezenas de jogadores no setor masculinos e meia dúzia no feminino.

O presidente do Clube de Ténis de Setúbal, António Estevão, admitiu, no entanto, que este torneio registou algumas desistências, porque os preços das viagens de avião subiram muito nas últimas semanas.

Em simultâneo com o Grupo RE/MAX Lounge Setúbal Open, em 3 e 4 de setembro o clube vai acolher também o Torneio Bocage, competição destinada a seniores masculinos e femininos pontuável para o ranking nacional, enquanto para 24 e 25 de setembro está prevista a realização do Torneio Estuário do Sado, igualmente pontuável para o ranking nacional, mas nos escalões sub-12 e sub-16 de masculinos e femininos.