Encontro comemorativo dos 25 anos da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis

Setúbal recebeu no dia 10, num encontro de âmbito nacional, a bandeira da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, galardão que vai hastear em cerimónia a realizar no dia 31, que assinala os 25 anos daquela associação de promoção da saúde.


O concelho de Setúbal, que aderiu à rede em 2002, integrando atualmente o Conselho de Administração, recebeu a bandeira num encontro realizado em Santo Tirso, em que esteve representado pelo vereador com o pelouro da Saúde, Pedro Pina.

No total, constituem a rede 66 concelhos e, além do hastear das bandeiras comemorativas, os 25 anos da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS) são assinalados com programas locais envolvendo outras ações de promoção da saúde.

A RPMS é uma associação que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos concelhos aderentes, os quais assumem, desta forma, o compromisso de promoção da saúde como uma prioridade na agenda dos decisores políticos.

A rede foi formalmente constituída a 10 de outubro de 1997 com o objetivo de apoiar e promover a definição de estratégias locais suscetíveis de favorecer a obtenção de ganhos em saúde.

A RPMS tem também o propósito de intensificar a cooperação e a comunicação entre os municípios que a integram e entre as restantes redes nacionais participantes no projeto Cidades Saudáveis, criado pela Organização Mundial da Saúde.