A iniciativa, organizada pela Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Hospital de São Bernardo, com a colaboração da Câmara Municipal de Setúbal, da Sociedade Portuguesa de Cardiologia e da Faculdade de Motricidade Humana, visa sensibilizar a população para modos de vida saudável, como o exercício físico e uma nutrição mais adequada.

Os profissionais de saúde vão procurar identificar, através de um conjunto de rastreios gratuitos, entre as 10h00 e as 17h00, fatores de risco cardiovasculares, como tabagismo, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes e obesidade.

Outras propostas disponíveis na sétima edição do evento passam pela avaliação do risco cardiovascular a dez anos, rastreio da fibrilhação auricular e esclarecimentos sobre hipocoagulação oral, doença coronária e insuficiência cardíaca.

Além dos rastreios abertos à comunidade, a iniciativa “7 Dias do Coração” inclui rastreios aos funcionários do Hospital de São Bernardo, realizados no dia 3, e aos da Câmara Municipal de Setúbal, a 17, e do Hospital Ortopédico Sant’lago do Outão, a 24.

No âmbito do evento está, igualmente, marcada para este sábado uma caminhada solidária, com partida às 09h40, no Largo José Afonso, num percurso de sete quilómetros pela zona ribeirinha da cidade e trilhos nas encostas do Forte de São Filipe.