Durante mais de 12 horas, o evento, de participação gratuita, comemorativo do Dia Mundial da Poesia, numa iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal, promove atividades para os diferentes escalões etários.

A edição deste ano, dedicada ao tema “A poesia de Orpheu”, tem início às 09h30, com sessões para as crianças dos 1.º e 2.º ciclos ouvirem e dizerem poesia. À tarde, das 14h30 até às 17h00, é a vez dos jovens do ensino secundário.

Às 17h00, o programa promove uma “Oficina da Poesia”, a cargo da Uniseti – Universidade Sénior de Setúbal, com a leitura de poemas. Uma hora depois, a Associação da Casa da Poesia de Setúbal desenvolve “Poesias na Cidade”, com novas leituras.

A Biblioteca Pública Municipal abre portas à declamação pelo público, por inscrição, às 19h00, com “Poesias Soltas. Eu também digo!”, espaço em que os setubalenses são convidados a dizer os poemas da sua preferência, sejam eles de poetas desconhecidos ou de autores consagrados.

Pelas 21h30 está agendada uma conferência, a que se segue um recital de poesia. Uma hora depois, a música faz-se ouvir na Biblioteca, uma tónica, aliás, ao longo de todo o dia 20, durante o qual, no exterior, um “Estendal de Poesias” convida as pessoas a afixarem, para os outros lerem, os poemas que escolheram.