A conferência contou com três mil participantes provenientes de quatrocentas cidades de cinquenta países, como autarcas, representantes de startups, ambientalistas e especialistas em inovação, entre outros, unidos pelo compromisso de implementar ideias para criar cidades vivas e sustentáveis.

Duas centenas de oradores intervieram em mais de cinquenta sessões sobre mobilidade, recursos, planeamento urbano e de habitação, comunicação e liderança.

No âmbito da conferência realizou-se no dia 28 de fevereiro uma iniciativa do Pacto de Autarcas, com a participação de Maria das Dores Meira, que assinou, simbolicamente, um documento em que se compromete a apresentar, em reunião de câmara, a adesão do município de Setúbal aos novos objetivos do pacto para 2030.

A Câmara Municipal de Setúbal é uma das signatárias do Pacto de Autarcas 2020 que pressupõe um conjunto de medidas a adotar com o objetivo de reduzir até 2020 as emissões de dióxido de carbono do concelho em mais de 20 por cento, tomando como referência o ano de 2011.

As novas metas apontam para a redução de emissões de dióxido de carbono em pelo menos 40 por cento até 2030 e a adoção de uma abordagem integrada para combater a mitigação e a adaptação às alterações climáticas.