Parque Urbano da Várzea vai ter anel de rega fundamental para o seu desenvolvimento enquanto área de lazer da cidade.

Uma conferência, a realizar no dia 22, no auditório do Mercado do Livramento, junta especialistas de diversas áreas numa reflexão em torno da sustentabilidade ambiental.


A conferência “Cidades saudáveis: entre a tecnologia e a natureza”, de entrada gratuita, faz parte da nova iniciativa “@gentes do Ambiente”, que a Câmara Municipal de Setúbal promove no âmbito da 2.ª edição das Jornadas de Ambiente de Setúbal, a decorrer em maio e junho, com o objetivo de promover a cidadania e a sensibilização ambiental.

A conferência, com uma sessão de abertura, às 09h30, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, junta diversos técnicos dos setores privado e público, além de investigadores.

Durante todo o dia 22 são debatidos temas como sustentabilidade, turismo e atividades humanas, espaços verdes sustentáveis, proteção contra incêndios, alergias e outras patologias, eficiência energética e controlo de ruído, assim como processos de mudança a favor das populações.

“Um futuro mais sustentável para as cidades obriga à articulação de uma visão baseada no desenvolvimento urbano sustentável em domínios fundamentais como a economia, a vida social e o ambiente. com princípios orientados para o conhecimento do território e para a capacitação coletiva”, refere o programa disponível, de forma completa, nesta página.

Os oradores são o fundador da Associação das Mais Belas Baías do Mundo, Bruno Bodard, o diretor-regional adjunto da Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, João Pereira, o diretor técnico da dBwave.i. (ruído ambiental), Luís Santos, e ainda Bruno Neto, da LTX – Iluminação Técnica (eficiência energética), o consultor na área da jardinagem, arboricultura e silvicultura Mário Esteves e a professora bióloga Irene Câmara, da Universidade da Madeira.

Da Câmara Municipal de Setúbal, participam o diretor do Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos, Sérgio Gaspar, e as técnicas Cátia Simões e Sara Gonçalves, que apresentam, respetivamente, experiências e projetos de âmbito municipal relacionados com o bem-estar animal e com a habitação.

A conferência, com moderação de Ricardo Salgado e Aldina Soares, do Instituto Politécnico de Setúbal, destina-se a técnicos, estudantes, políticos e todos os outros interessados no planeamento, na construção, no aproveitamento e na manutenção dos espaços públicos urbanos.

As inscrições decorrem no endereço de correio eletrónico dasu@mun-setubal.pt.

Além da conferência, o programa “@gentes do Ambiente” reserva a Festa da Flor, entre 23 e 26 de maio, na Avenida Luísa Todi, além das iniciativas “@gente usa tecnologia & protege a natureza”, a 20 de maio, às 10h00, no Parque de Sant’Iago, e “@gente Limpa: Praias”, a 21 de maio, às 10h00, com ponto de encontro no Parque Urbano de Albarquel, junto do campo de basquetebol.

Há ainda visitas às Hortas das Amoreiras, a 20 de maio, às 10h00 e às 15h00, e ao CROAC – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia, em Poçoilos, a 21, às 15h00, com possibilidade de alimentar e passear os animais.

Neste âmbito, no dia 24, às 18h00, realiza-se uma caminhada com cães alojados no CROAC, com partida no Parque da Algodeia.

Esta nova iniciativa @gentes do Ambiente fazem parte das Jornadas de Ambiente de Setúbal, a decorrer até julho, dinamizadas num espírito de celebração da natureza e do património ambiental, aliado a uma componente de conhecimento científico e de sensibilização para as crescentes ameaças decorrentes das alterações climáticas.

 

Documentos Relacionados