A promoção do concelho setubalense, que participa pela primeira vez no evento realizado no Bilbao Exhibition Centre, é feita no âmbito da marca turística “Setúbal é um mundo – Visit Setúbal”, que assenta em três linhas de força diferenciadoras, a Arrábida e o Sado, a Gastronomia e os Vinhos e o Birdwatching.

A 36.ª edição do Certame Internacional de Turismo Expovacaciones, dedicada às “Tendências e Experiências”, regista um total de 387 expositores de vários pontos do mundo. Além de Espanha, a feira conta com representações de Portugal, França, Alemanha, Andorra, Marrocos, Tunísia, Argentina, Cuba e República Dominicana.

No evento a realizar no país Basco, Setúbal é um dos dois destinos novidade em destaque. Mais de 100 mil visitantes são esperados no evento, que junta num único espaço, entre outros, entidades oficiais, agências de viagens, operadores turísticos, hotéis e empresas de transporte.

Além da promoção de Setúbal como destino turístico de excelência, com enfoque no património natural, cultural e gastronómico da região, estão agendadas reuniões com jornalistas e operadores de turismo de Bilbau com o intuito de estabelecer parcerias de colaboração a dinamizar ao longo do ano.

Exemplo deste tipo de parcerias foi a recente participação de um grupo de 12 jornalistas e bloggers internacionais no Festival Ibérico do Vinho, certame realizado em Setúbal entre 30 de abril e 3 de maio, que registou mais de 5 mil visitantes.

A participação do município setubalense no certame de Bilbau encerra o périplo do Plano de Promoção Externa de Setúbal previsto para este ano. Em 2015, o ciclo de divulgação da oferta da região passou ainda por eventos de promoção turística dinamizados em Madrid, em março, e em Barcelona, em abril.