Roupa e calçado leves, adequados para o clima mais quente, e manuais e material escolar diversificado são exemplos de bens com que os setubalenses podem demonstrar solidariedade para com a população, em particular as crianças, de Quelimane, cidade com a qual Setúbal é geminada desde 2000.

“Setúbal ajuda Quelimane” é título fio condutor da campanha a decorrer desde o início do ano, conduzida pela Câmara Municipal sadina e que caminha agora para a reta final.

Terminado o prazo para a doação de bens, 20 de abril, todo o material recolhido, que pode incluir, ainda, livros e brinquedos que não necessitem de pilhas para funcionar, são enviados para Quelimane, para posterior distribuição pela população local.

Os interessados em contribuir nesta ação de solidariedade devem deixar os bens a doar no quartel dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, na zona ribeirinha da cidade, ou na Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, com quartel localizado no Monte Belo Norte.

Mais informações sobre a ação, que tem como principal finalidade ajudar crianças necessitadas do município de Quelimane, são facultadas através do telefone 265 541 500, do endereço de correio eletrónico gap@mun-setubal.pt ou, ainda, do portal de internet da autarquia sadina, www.mun-setubal.pt.

No âmbito da geminação entre as duas cidades, foi possível que, em 2017, uma dezena e meia de poços de captação de água potável começassem a ser construídos em Quelimane, fruto de um gesto de solidariedade de Setúbal que contou com o envolvimento do tecido empresarial local, nomeadamente da VSObras24h, da Herdade de Algeruz Empreendimentos Turísticos, da Squareview e da Reformosa.