17° Parcialmente nublado
As Obras Completas de William Shakespeare em 97 Minutos

O Dia Mundial do Teatro é assinalado entre 1 de março e 2 de abril com um conjunto de eventos, que inclui espetáculos cénicos, filmes, formações e uma homenagem a William Shakespeare, a decorrer em vários espaços de Setúbal.


Iniciativa da Câmara Municipal em parceria com o movimento associativo e agentes culturais do concelho, as comemorações do Dia Mundial do Teatro proporcionam espetáculos maioritariamente gratuitos e com uma forte aposta numa programação descentralizada e para todas as idades.

Um dos pontos altos das celebrações é a apresentação da peça “As Obras Completas de William Shakespeare em 97 Minutos”, a 10, pela UAU, e a estreia absoluta de “Valentin Valentin”, a 27, pelo Teatro Animação de Setúbal, ambas no Fórum Municipal Luísa Todi.

“As Obras Completas de William Shakespeare em 97 Minutos”, em dose dupla – às 15h00 para escolas e às 21h30 para o público em geral, – é um condensado de 37 obras do dramaturgo inglês Shakespeare, encenado por António Pires e interpretado por Pedro Pernas, Rúben Madureira e Jaime Baeta.

Os bilhetes custam 15 euros para a plateia, 12,5 para o balcão e 5 para o público escolar.

“Valentin Valentin”, peça inspirada no dueto alemão Karl Valentin e Liesl Karlstadt, produzido por André Moniz e com Célia David, Miguel Assis, Sónia Martins e Duarte Victor no elenco, estreia-se a 27, dia em que se comemora o Dia Mundial do Teatro, às 21h30. O espetáculo repete-se nos dias 28, no mesmo horário, e 29, com sessão às 17h00.

A nova produção do TAS tem bilhetes a 10 euros para o público em geral e a 5 euros para os menores de 18 anos e maiores de 65.

“Desculpa, não percebi”, da Minutos Redondos, escrita, criada e encenada por três mulheres que se interrogam sobre vários aspetos da vida, a 8, às 17h00, e “Simplex”, uma ópera cómica multimédia pelo Quarteto Contratempus, a 14, às 21h30, completam a programação do Dia Mundial do Teatro no Fórum Municipal Luísa Todi.

A primeira peça tem bilhetes a 9 euros para a plateia e 7 para o balcão e a segunda a 15 euros para a plateia e 12,5 euros para o balcão.

Da programação fazem também parte espetáculos especialmente preparados para os mais novos, incluindo bebés, na Casa da Cultura.

A abertura da programação infantil cabe ao espetáculo “O Som das Coisas”, de Valdevinos Teatro de Marionetas, que proporciona, a 1, das 11h00 às 12h00, uma viagem, para maiores de seis meses, contada através dos sons e da musicalidade de diferentes objetos.

No dia 15, às 11h00, na Sala José Afonso, é apresentado “Ninho”, teatro para bebés da companhia Partículas Elementares Teatro de Marionetas, baseado no livro “Segredo”, de Miguel Torga. Os bilhetes custam 5 euros.

Ainda nas propostas infantis há “Lugar-abrigo”, a 24 e 28, às 15h00, uma criação do multifacetado artista setubalense Ricardo Campos, dirigida a famílias com crianças entre os 6 e os 12 anos.

No campo cinematográfico, o Espaço 50 Cuts exibe “Os Contos dos Crisântemos Tardios”, um filme de Kenji Mizoguchi sobre as tradições do teatro japonês. A sessão, com entradas a 1 euro, realiza-se no dia 27, pelas 18h30.

Destaque ainda para o espetáculo de stand up comedy “Millennials B*Tch Please!”, com Rafael Jesus e os convidados Luana do Bem e Tiago Almeida a pisarem o palco do auditório da Casa do Largo a 18, às 21h30.

O programa comemorativo do Dia Mundial do Teatro inclui a segunda edição do projeto AMATEATRO – Mostra de Teatro de Amadores de Setúbal, que junta, entre 2 e 14 de março, grupos de escolas, coletividades e associações numa troca de experiências que procuram contribuir para a descentralização cultural.

As primeiras sessões realizam-se a 6, às 21h00, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, com “Para Falar a Verdade”, do Teatro Puzzle, e a 7, às 21h30, na União Cultural Recreativa e Desportiva Praiense, com “Peripécias no Pátio”, pelo Grupo de Teatro Perpetuus, da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

No dia 12, às 21h30, o Grupo de Teatro do Instituto Politécnico de Setúbal revela em “TeatroRecital” a teatralidade da poesia, na Associação dos Socorros Mútuos Setubalense.

No dia seguinte, a 13, às 21h30, o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau apresenta na Associação de Moradores do Bairro da Anunciada “Que Paródia de Revista”, um espetáculo que promete música e gargalhada atrás de gargalhada.

A Associação Cultural TOMA – Teatro Oficina Multi Artes repõe, em quatro sessões, o “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente. A primeira sessão realiza-se no dia 14, às 21h30, na Capricho Setubalense.

Todos os espetáculos do AMATEATRO são de entrada livre, mediante lotação das várias salas. Os espectadores devem chegar ao local meia hora antes do início das sessões para levantamento do bilhete.

Outra componente das comemorações do Dia Mundial do Teatro é a valorização da formação e captação de novos públicos. Nesse sentido, a programação inclui um conjunto de atividades e iniciativas, como workshops e residências artísticas, dirigidos ao público em geral e também aos profissionais e estudantes.

É o caso de “Falar Shakespeare”, uma espécie de manual prático sobre a linguagem do encenador e dramaturgo inglês, por Luís Moreira, e que tem lugar em A Gráfica – Centro de Criação Artística, nos antigos Armazéns Papéis do Sado, entre os dias 2 e 11, das 19h00 às 22h00.

As inscrições para a formação, com o curso de 25 euros, podem ser feitas até dia 26 de fevereiro através do preenchimento de um formulário ou diretamente na Casa da Cultura.

O mês dedicado ao teatro oferece ainda um leque de formações que se cruzam entre si, nomeadamente a “Formação a 5 mãos”, conduzida pelos atores Graça Ochoa, Célia David, José Nobre, Tiago Bôto e Wagner Borges, no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, entre os dias 16 e 26.

Com o custo de 15 euros, as inscrições devem ser feitas aqui, até 12 de março, ou na Casa da Cultura.

Destaque, igualmente, para uma oficina de dança aérea, conduzida por Inês Oliveira, nos dias 14 e 15, em A Gráfica – Centro de Criação Artística, destinada a adultos, das 10h00 às 13h00, e a crianças, das 15h00 às 18h00.

As inscrições, com o custo de 7,5 euros, devem ser feitas até 12 de março, aqui, para crianças dos 6 aos 14 anos, e aqui, para maiores de 14 anos, ou na Casa da Cultura.

O programa inclui ainda uma sessão de esclarecimento para conceção de candidaturas de apoio às artes, 6, das 18h00 às 21h00, e nos dias 7 e 8, das 15h00 às 18h00, na Casa do Largo – Pousada da Juventude, de participação gratuita.

As inscrições, até 3 de março, devem ser feitas aqui ou na Casa da Cultura.

A Oficina Marionetas de Meias, no dia 29, às 19h00, no Espaço 50 Cuts, para maiores de 5 anos e inscrições, a 6 euros, até 5 de março através do email 50cuts.cinema@gmail.com, e um atelier de Teatro de Sombras, de 31 de março a 2 de abril, das 14h30 às 17h30, na Casa da Cultura, para jovens dos 6 aos 12 anos, e inscrições, a 7,5 euros, aqui,  compõem o programa das comemorações do Dia Mundial do Teatro.