Parcialmente nublado

A terra vai tremer, a fingir, no dia 5 de novembro, às 11h05, num exercício de âmbito nacional de sensibilização para o risco sísmico e para a importância das medidas de autoproteção que os cidadãos devem adotar em caso de sismo.


O exercício “A Terra Treme”, promovido pela ANPC – Autoridade Nacional de Proteção Civil, consiste no treino, com a duração de um minuto, de três medidas básicas de autoproteção – baixar, proteger e aguardar.

Todos os cidadãos são convidados a participar, individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem.

Para que a ANPC acompanhe a forma como o evento vai decorrer em todo o país, os participantes devem registar-se na página www.aterratreme.pt, onde estão disponíveis todas as informações sobre a campanha e a preparação individual e coletiva necessária para uma situação de sismo.

Esta é a sexta edição de “A Terra Treme”, organizada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil em conjunto com a Direção-Geral de Educação e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, com o apoio da Liga dos Bombeiros Portugueses, que visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo.

Em 2017, a nível nacional, registaram-se 78.905 participantes de organismos públicos e empresas, 406.902 da comunidade escolar e 22.353 a título particular.