Simulacro de sismo - Dia Internacional Redução Catástrofes - 2017

Um incêndio com dispersão de fumos e partículas tóxicas é simulado no dia 14, no âmbito do Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes, num exercício de procedimentos e medidas de autoproteção da comunidade escolar.


Todas as escolas do 1.º ciclo do ensino básico e jardins de infância do concelho realizam, às 10h00, em simultâneo, o simulacro que tem como objetivo medir a capacidade de resposta perante um cenário de catástrofe, com o envolvimento de alunos, docentes e pessoal não docente.

Este ano, o cenário simulado consiste na ocorrência de um incêndio num tanque de amoníaco numa das empresas da Península Industrial da Mitrena, agravado pela dispersão de uma coluna de fumo e de partículas tóxicas sobre parte do território setubalense, em particular na cidade.

O exercício dinamizado no âmbito do Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes, assinalado a 13 de outubro, conduzido localmente pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, consiste no treino, com a duração de vinte minutos, das medidas de autoproteção adequadas ao risco simulado.

Entre as medidas de autoproteção destaca-se a importância de permanecer no interior dos edifícios, de desligar aparelhos de ar condicionado, de proceder ao fecho e calafetagem de portas e janelas e, se necessário, de proteger as vias respiratórias com um pano, preferencialmente molhado.

Na EB do Faralhão, o teatro de operações do simulacro, que é acompanhado pelo vereador da Proteção Civil na Câmara Municipal de Setúbal, Carlos Rabaçal, e por técnicos camarários, inclui uma intervenção por meios externos à escola, neste caso com o destacamento para o local de equipas de bombeiros.

O Dia Mundial para a Redução do Risco de Catástrofes, assinalado a 13 de outubro, foi instituído pelas Nações Unidas com o intuito de promover uma cultura global de redução de desastres, incluindo o desenvolvimento de estratégias de prevenção, de mitigação e de preparação para catástrofes.

Esta efeméride está igualmente enquadrada no objetivo da Estrutura de Sendai para Redução do Riscos de Catástrofes 2015-2030, adotada na Terceira Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Redução de Riscos de Catástrofes no Japão, em março de 2015.