“A Autarquia tem feito um grande investimento na área da prevenção, sobretudo nas escolas, agora todas apetrechadas com sistemas de deteção de incêndios e com planos de emergência personalizados, elaborados pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros”, sublinhou a autarca no exercício realizado na EB1/JI da Azeda.

No Dia Internacional da Proteção Civil, assinalado no dia 1, realiza-se “mais um simulacro no âmbito da prevenção, numa escola que é da responsabilidade da Câmara Municipal de Setúbal”, salientou Maria das Dores Meira, frisando a importância deste tipo de exercícios para a educação das crianças e preparação das forças de proteção e socorro.

“Esta é uma ação que testa no terreno os comportamentos de todos os intervenientes. É assim que as situações têm de decorrer, com as crianças em aula, para termos a plena noção da realidade na eventualidade de uma situação em caso de acidente”, reforçou Maria das Dores Meira.

A edil vincou “o trabalho muito intenso” dinamizado na área proteção civil, uma “das prioridades da Câmara Municipal de Setúbal”, destacando o “esforço financeiro realizado pela Autarquia no apetrechamento das corporações de bombeiros”, aludindo a uma nova candidatura a fundos comunitários, “da ordem dos dois milhões de euros, praticamente assegurada”.

Um curto-circuito num equipamento elétrico instalado na biblioteca na escola seguido de um incêndio foi o cenário escolhido para testar as capacidades operacionais do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros e o plano de emergência da EB1/JI da Azeda, com 265 crianças a frequentar o 1.º ciclo do ensino básico e 75 no pré-escolar.

Ao som do alarme, as crianças foram encaminhadas para uma zona de segurança do recinto, localizada na área desportiva do exterior, acompanhadas por auxiliares e docentes. Entretanto, procede-se ao corte de luz, água e gás,

No exterior do recinto escolar, agentes da PSP criaram um perímetro de segurança, com corte de uma das vias de rodagem, e o acesso ao estabelecimento de ensino foi totalmente interdito.

Dado o alerta, os bombeiros Sapadores e Voluntários deslocam-se rapidamente ao local do sinistro e verificam a ocorrência de um aluno “ferido”, com necessidade de assistência médica. Feito o salvamento, a criança foi estabilizada no local e transportada para o Hospital de São Bernardo.

“O balanço do exercício é muito positivo”, adiantou o coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros, José Luís Bucho. “Com este simulacro conseguimos incutir nestes futuros cidadãos responsáveis algumas noções relacionadas com a segurança.”

José Luís Bucho adiantou, igualmente, que este exercício “serve para verificar a funcionalidade de equipamentos de segurança e rotinar procedimentos nos estabelecimentos de ensino”.

O coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros enalteceu ainda a participação ativa das escolas na dinamização destas atividades. “Ao princípio, com a instalação da sinalética e elaboração dos planos para as escolas, os exercícios eram uma iniciativa deste serviço. Hoje, verifica-se o contrário, com os agrupamentos de escolas já sensibilizados para este tipo de ações de prevenção.”

O simulacro realizado na EB1/JI da Azeda, do tipo LiveX, com 21 bombeiros e cinco viaturas, enquadra-se nas comemorações locais do Dia Internacional da Proteção Civil, decorrendo, na tarde de dia 1, um exercício semelhante na EB1 das Areias.

Estes testes permitem avaliar à escala real a capacidade de resposta perante determinado tipo de ocorrências e aprofundar os procedimentos que as escolas treinam regularmente, agora com o complemento de meios de proteção civil como bombeiros Sapadores e Voluntários e PSP.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril