Exposição - Memória do Sismo de 1969 - Setúbal Resiliência +, Os Dias da Segurança

Uma exposição que reaviva a memória do sismo ocorrido a 28 de fevereiro de 1969, através de imagens e documentos da época, foi inaugurada no dia 1, à tarde, no Centro Comercial Alegro Setúbal.


A inauguração da mostra “Memória do Sismo de 1969”, organizada pela Câmara Município de Setúbal em parceria com o Rotary Clube de Setúbal, o Instituto Politécnico de Setúbal e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, encerrou o programa municipal “Setúbal Resiliência +, Os Dias da Segurança”, que abordou as questões da segurança e proteção civil com um conjunto de iniciativas entre 21 de fevereiro e 1 de março.

“A inauguração desde evento técnico e científico num dos espaços mais dignos da cidade, com grande movimento de pessoas, encerra com chave de ouro o Setúbal Resiliência +”, sublinhou o vereador da Proteção Civil Municipal, Carlos Rabaçal.

O autarca agradeceu o contributo de todos os que participaram no programa, que contemplou “iniciativas de reflexão muito importantes sobre a proteção e socorro” e afiançou que o município de Setúbal “vai continuar a trabalhar arduamente em prol da segurança da população”.

A exposição “Memória do Sismo de 1969” é composta por fotografias que demonstram as consequências em Setúbal do abalo sísmico que acordou Portugal numa madrugada chuvosa há cinquenta anos, bem como artigos de jornal e outros documentos, como a ata da reunião pública de câmara de 5 de março de 1969 que explica as medidas de reposição da normalidade tomadas.

A mostra contempla, igualmente, informações sobre os planos de emergência existentes no concelho de Setúbal e recomendações à população sobre como deve agir antes, durante e depois de um sismo.

“Esta exposição serve para refletirmos em conjunto sobre a forma de nos protegermos melhor de um cataclismo desta natureza”, sublinhou o presidente do Rotary Club de Setúbal, António Chitas.

“Memória do Sismo de 1969” pode ser visitada no Centro Comercial Alegro Setúbal até 26 de abril, de segunda a quinta-feira, domingos e feriados das 10h00 às 23h00 e aos sábados e vésperas de feriados das 10h00 às 24h00.