Inauguração do smarthub no Interface de Transportes de Setúbal.

A aposta nos modos suaves de transporte foi reforçada a 3 de junho em Setúbal com a entrada em funcionamento de um smarthub, com parqueamento de velocípedes e equipamento de manutenção, e de uma rede de bicicletas elétricas partilhadas.


“Além de um ato simbólico neste Dia Mundial da Bicicleta, a entrada em funcionamento do smarthub representa um reforço importante na aposta que está a ser feita em Setúbal na bicicleta enquanto veículo alternativo e complementar”, sublinhou a vereadora com os pelouros do Urbanismo e Mobilidade, Rita Carvalho.

Localizado no Interface de Transportes de Setúbal, na Praça do Brasil, a partir do qual opera desde 1 de junho o novo serviço de autocarros da Carris Metropolitana, o smarthub concilia uma série de valências que reforçam significativamente a atratividade da bicicleta e de outros modos suaves de transporte junto da população, nomeadamente trotinetas elétricas.

O smarthub, resultante de um investimento partilhado entre a Câmara Municipal de Setúbal e a Transportes Metropolitanos de Lisboa, incorpora vários equipamentos distintos, caso da bicibox, destinada ao parqueamento seguro de bicicletas.

A bicibox, com capacidade para acomodar 12 veículos, consiste numa estrutura fechada, acessível apenas a titulares do passe Navegante, onde é possível estacionar bicicletas em segurança, prevenindo possíveis situações de furto.

Junto desta estrutura encontra-se um ponto de reparação rápida de bicicletas e de uso gratuito, preparado com várias ferramentas indicadas especificamente para a manutenção deste tipo de veículos, incluindo, por exemplo, uma bomba para ajustar a pressão do ar nos pneus.

O smarthub localizado no Interface de Transportes de Setúbal está apetrechado, igualmente, com hotspots de trotinetas e bicicletas elétricas partilhadas da Bolt, empresa com a qual a Câmara Municipal mantém uma parceria.

Depois de um ano a operar em Setúbal com o serviço de trotinetas partilhadas, através do qual tem atingido números recorde de adesão, a empresa Bolt colocou em funcionamento neste Dia Mundial da Bicicleta 50 velocípedes elétricos.

Santiago Páramo, responsável pelas operações da Bolt em Portugal e Espanha, destacou na cerimónia de entrada em funcionamento do novo serviço que, “em apenas um ano, Setúbal está a chegar às 800 mil viagens em trotinetas elétricas partilhadas. Isto faz desta cidade um ponto muito apelativo para a Bolt, que assim pode também contribuir para a maior e mais sustentável mobilidade que se está a assistir no concelho”.

Só no que toca ao uso das trotinetas elétricas, a Bolt adianta que, em média, cada veículo faz seis viagens por dia, rácio muito superior a qualquer uma das outras cidades onde está a operar em Portugal, incluindo Lisboa. “Estes indicadores fazem com que tenhamos expectativas muito elevadas para as bicicletas partilhadas em Setúbal”, adiantou Santiago Páramo.

A Bolt e a Transportes Metropolitanos de Lisboa estão a estudar a possibilidade de estender a todos os concelhos da Área Metropolitana a possibilidade de os utentes poderem optar por adicionar ao título Navegante adquirido uma conta Bolt a preços mais vantajosos, solução que, de resto, já se encontra em prática na capital.

Para reforçar a utilização de bicicletas no concelho de Setúbal, a Câmara Municipal desenvolveu um trabalho, em estreita parceria e colaboração com as juntas de freguesia, para instalar mais suportes de parqueamento de velocípedes no concelho.

Recentemente, foram instaladas 118 unidades de parqueamento de bicicletas um pouco por todo o território do concelho, o que se traduz em mais 248 lugares de estacionamento ordenado de velocípedes, a somar aos 120 que já se encontravam disponíveis.

De resto, a Bolt e a Câmara Municipal definiram que as bicicletas partilhadas só podem ser estacionadas em hotspots, localizados na proximidade dos suportes agora colocados, contribuindo para a qualificação do espaço público quando não estejam a ser utilizados.

Rui Lopo, administrador dos Transportes Metropolitanos de Lisboa, destacou que a solução do smarthub implementada em Setúbal, “além da promoção do transporte de modo sustentável, é uma forma de incentivo a uma nova maneira de pensar e de se praticar a mobilidade urbana”.

Mark Mollet, gestor de operações da Bolt em Portugal, frisou que a maioria dos utilizadores em Setúbal é composta por habitantes ou trabalhadores no concelho e não turistas. “É isso que queremos. Os nossos veículos não são brinquedos. São meios de transporte destinados a terem utilidade no quotidiano das pessoas.”

O responsável recordou que a adesão massiva verificada em Setúbal tem contribuído para que a própria Bolt tenha desenvolvido mais e melhores veículos, nomeadamente trotinetas, num fenómeno que também espera vir a acontecer, agora, com as bicicletas.

“Todos os anos temos colocado em circulação novos modelos [de trotinetas]. Sempre mais seguros, mais robustos, mais cómodos e mais eficientes”, sublinhou Mark Mollet.

Algumas das medidas de segurança implementadas residem, por exemplo, na redução de velocidade máxima para 20 quilómetros por hora e no tamanho das rodas, cada vez maiores e mais adequadas à circulação nos pavimentos portugueses.

A segurança passa igualmente por uma cada vez mais importante adaptação dos utilizadores. “Estamos a assistir a uma mudança de hábitos e isto é um processo que leva o seu tempo, naturalmente. Mas há orientações que as pessoas podem seguir sem grande dificuldade. Por exemplo, os utilizadores nunca devem circular nos passeios e, sempre que estejam acessíveis, devem optar por usar as ciclovias.”

A vereadora Rita Carvalho não deixou referir que a opção crescente pelos modos suaves de transporte, não é a única opção acessível à população. “As bicicletas, trotinetas e outros modos suaves de transporte são uma complementaridade a outras opções existentes, nomeadamente os transportes públicos coletivos, que, cremos, vão ser cada vez mais eficientes.”

 

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