O I Encontro (des)EquilibradaMente – Reflexões… Uma Intervenção Comunitária em Saúde Mental, de participação gratuita, é dirigido a profissionais da área da saúde e das ciências sociais, da justiça e das forças de segurança do distrito de Setúbal, bem como ao público em geral. 

Promovido pelo GAAISSS – Grupo de Análise, Avaliação e Intervenção em Situações Sociais e de Saúde, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, o encontro destina-se à reflexão sobre a saúde/doença mental, motivado pelo aumento do número de casos sociais associados a questões de desequilíbrio ou de doença mental. 

Esta reflexão surge da análise e da intervenção iniciada em 2009 pelo grupo de trabalho do GAAISSS, constituído por profissionais do Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida, da Câmara Municipal de Setúbal, do Centro Distrital de Segurança Social Setúbal, do Centro Hospitalar de Setúbal e da Polícia de Segurança Pública.

Ao longo do dia 6, no auditório Charlot, são partilhadas experiências vivenciadas por estes profissionais, com vista a uma maior eficácia ao nível da intervenção direta e ainda à identificação dos recursos que a comunidade necessita para a execução de um trabalho mais sólido e a consequente melhoria de vida dos cidadãos.

A sessão de abertura decorre a partir das 09h30, com a participação da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, de Nuno Fachada, do Centro Hospitalar de Setúbal, Bárbara de Carvalho, do Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida, Bruno Amorim, em representação do Comando de Setúbal da PSP, e da presidente do Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social, Natividade Coelho.

Os “Desafios da Integração Comunitária na Área da Saúde Mental” estão em destaque a partir das 10h00, com uma intervenção da psicóloga Maria João Vargas Moniz, da FNRDM – Federação Nacional de Reabilitação de Doentes Mentais.

Segue-se uma intervenção do GAAISSS, com a presença de Isabel Miranda, do Departamento de Psicologia do Centro Hospitalar de Setúbal, Catarina Amaro, da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados do Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida, e de Telma Casimiro e Maria Fernanda Nogueira, da Divisão de Inclusão Social da Câmara Municipal de Setúbal.

O I Encontro (des)EquilibradaMente – Reflexões… Uma Intervenção Comunitária em Saúde Mental inclui, às 11h15, o Painel 1 – Portas Giratórias, com a contribuição de Patrícia Santos, da Autoridade de Saúde/Saúde Pública, Maria João Freire, do Departamento de Psicologia do Centro Hospitalar de Setúbal, e de elementos do policiamento de proximidade da PSP. A moderação está a cargo de Alexandre Freire, da Divisão de Higiene Urbana da Câmara Municipal de Setúbal.

À tarde, a mesa de trabalho retoma às 14h30, para o Painel 2 – Encruzilhadas, com moderação de Ana Bordeira Ferreira, da Rede Europeia Anti-Pobreza. Intervêm Pedro Serra, em representação do Ministério Público, Margarida Santos, do Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social, o psiquiatra forense Fernando Vieira e Manuel Lopes, da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

Após a pausa da tarde, os trabalhos recomeçam às 15h45 com o Painel 3 – Pontes, com abordagens de Gabriela Marques, da Associação de Saúde Mental Dr. Fernando Ilharco, Fernanda Pina de Abreu, da Associação de Familiares e Amigos para a Autonomia Pró-Saúde Mental, Luís Sá Fernandes, da Associação para o Estudo e Integração Psicossocial, e Joaquina Castelão, da FamiliarMente – Federação Nacional das Famílias na Área da Saúde Mental. A moderar as intervenções dos especialistas está Natividade Coelho, do Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social.

O encerramento do I Encontro (des)EquilibradaMente – Reflexões… Uma Intervenção Comunitária em Saúde Mental está previsto para as 16h45, com intervenções da chefe da Divisão de Inclusão Social da Câmara Municipal de Setúbal, Conceição Loureiro, e do vereador Pedro Pina.