Durante os dois dias das fases finais do Campeonato Nacional de Futebol Praia, o ambiente de festa, os cachecóis e as camisolas dos adeptos tomaram conta das bancadas do novo estádio do Parque Urbano de Albarquel, que recebeu mais de um milhar de visitantes.

Ao longo das 11 horas de competição, que contou com cerca de 130 atletas distribuídos pelas 12 melhores equipas do país, o Sporting arrebatou o primeiro lugar na Divisão de Elite, ao vencer na final, no dia 21, o SC Braga por 7-4.

O dia 20 incluiu jogos da segunda eliminatória na Divisão de Elite, com o Sporting a vencer a Casa do Benfica de Loures por 4-2 e os bracarenses a carimbar o passaporte para a final ao ganharem ao CF Os Belenenses por 10-5.

Já os quatro clubes vencidos na primeira eliminatória da segunda fase da divisão Elite, realizada no final de julho, disputaram uma eliminatória para decidir os dois clubes despromovidos. Nesta etapa o Vitória FC ultrapassou o Varzim SC por 2-1, enquanto os GR Amigos Paz venceram o Leixões SC por 5-4.

Já nas meias-finais da Divisão Nacional, realizadas também no dia 20, o Clube Desportivo Nacional venceu o ACD Sótão por 3-2, enquanto a CDRC Vila Franca do Rosário derrotou o GD Chaves por 5-3.

O CD Nacional sagrou-se campeão nesta divisão, ao derrotar na final, realizada no dia 21, o Vila Franca do Rosário por 4-3.

As fases finais do Campeonato Nacional de Futebol de Praia, organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, integraram o calendário de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.