Exposição “JIG – Jovens Influencers Globais” sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável patente no auditório da Biblioteca Municipal

Uma exposição de trabalhos de Jovens Influencers Globais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e outra de bonecas feitas em espuma vinílica EVA estão patentes no auditório da Biblioteca Municipal, até 31 de maio


Jovens Influenciers expõem sobre objetivos sustentáveis

Os trabalhos da exposição “JIG – Jovens Influencers Globais”, que mostram um planeta doente, devido às alterações climáticas e aos maus hábitos das populações, foram realizados por cerca de 30 Jovens Influenciers Globais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e resultam de um projeto interdisciplinar implementado nos 2.° e 3.° ciclos da Escola Básica 2,3 de Aranguez, em Setúbal, para participação num concurso nacional.

Cofinanciado pelo Instituto Camões, o concurso nacional é promovido pela APEVT – Associação Nacional de Professores de EVT, pela ADRA Portugal e pela Par – Respostas Sociais, fazendo também a ponte com o programa educativo Escola Azul, o qual visa promover a literacia do Oceano nas escolas e criar gerações que contribuam para a sua sustentabilidade, através de uma maior responsabilidade e participação.

Com exposições que vão decorrer todo o território nacional, o projeto foi desenvolvido no âmbito do estudo do Desenvolvimento Sustentável e Cidadania Global, com análise da Agenda 2030.

Os trabalhos foram selecionados de acordo com os grupos temáticos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – “Qualidade de Vida”, “Desenvolvimento Sustentável”, “Sociedade Justa”, “O Nosso Planeta” e “Mundo Seguro”.

O grande objetivo desta iniciativa é tornar os alunos envolvidos influenciadores de decisores políticos. As obras foram transformadas em postais, aos quais vão ser adicionadas, nos workshops nacionais em curso, as mensagens a enviar aos grupos parlamentares ou deputados que os alunos escolherem.

Sophia Mieis foi a vencedora, seguida de Tomás Espadinha e Matheus Santos, estando as obras destes três alunos expostas na Escola Básica 2,3 de Aranguez.

Bela Filipe expõe bonecas em EVA

Uma exposição com cerca de meia centena de bonecas feitas a partir da espuma vinílica EVA, apresentadas em diversos contextos, está patente também até 31 de maio no auditório da Biblioteca Pública Municipal.

A mostra “Lendas de menina e moça”, de Bela Filipe, apresenta as bonecas em vários contextos, desde o musical à jardinagem, passando pelas mais diversas brincadeiras, como saltar à corda, as quais surgiram à autora setubalense, de 59 anos, durante a pandemia e o respetivo confinamento.

Bela Filipe, decoradora, poetisa e artista plástica, refugiou-se durante a pandemia na vila alentejana de Portel, para onde levou o trabalho que estava a lecionar nas suas aulas de Artes Manuais na Universidade Sénior de Setúbal, passando essa arte a ser a sua ocupação e distração.

“Lendas de menina e moça” pode se vista até 31 de maio, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e aos sábados das 14h00 às 19h00.