ENVE 2022 - Encontro Nacional de Veículos Elétricos

O empenho do município de Setúbal no desenvolvimento e criação de um território mais sustentável foi destacado na manhã de 4 de junho pelo vereador Carlos Rabaçal, na abertura do Encontro Nacional de Veículos Elétricos, que decorreu este fim de semana no Largo José Afonso.


“Setúbal é um município claramente empenhado na mobilidade sustentável e no combate ao impacte das alterações climáticas”, afirmou o autarca na abertura do ENVE 2022 – Encontro Nacional de Veículos Elétricos organizado pela UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos em parceria com a Câmara de Setúbal.

A evento, a decorrer entre hoje e amanhã no Largo José Afonso, dá a conhecer as amplas soluções já disponíveis no mercado nacional e internacional da mobilidade elétrica e sustentável, incluindo as mais recentes novidades deste setor, e proporciona um conjunto de atividades gratuitas para toda a família.

Carlos Rabaçal enalteceu a importância da iniciativa para “despertar mentalidades” e disse que Setúbal foi “a escolha certa” para a realização da décima edição deste evento, em particular pelo caminho de desenvolvimento sustentável que tem vindo a ser trilhado pelo município setubalense nos últimos anos.

“Temos investido na mobilidade elétrica. Ainda na última reunião pública foi aprovada a substituição de mais de três dezenas de veículos a gasóleo por híbridos e híbridos plugin. Estamos a fazer o movimento neste sentido e contamos também concretizar esta mudança na área operacional da autarquia.”

O autarca frisou, igualmente, que a transição para a mobilidade elétrica e sustentável é o presente e um caminho de futuro, o qual, em Setúbal, “está a ser feito com grande energia” e com a implementação de soluções concretas no território e que permitem às pessoas acompanhar esta mudança.

Nesta matéria, Carlos Rabaçal vincou que este encontro “surge poucos dias depois da chegada ao município da Carris Metropolitana, que veio trazer novas soluções de mobilidade a nível dos transportes públicos”, complementada por mais serviços de trotinetas e bicicletas elétricas de uso partilhado.

A exposição de veículos elétricos de duas e quatro rodas, de passageiros e de mercadorias, ligeiros e pesados, bem como de trotinetas e bicicletas, é um dos principais atrativos do certame, dinamizado no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, assinalado a 5 de junho.

O presidente da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, Henrique Sanchez, sublinhou que o evento é promovido com uma tripla função. “Reúne utilizadores para a partilha de experiências, mostra o mercado de veículos elétricos disponível e apresenta soluções de sustentabilidade.”

No recinto instalado no Largo José Afonso, além da vasta gama de automóveis elétricos, há barcos elétricos para recreio e atividades marítimo-turísticas, viaturas na esfera da designada mobilidade em modo suave, como ciclomotores, bicicletas e trotinetas, e uma panóplia de soluções de carregamento público e doméstico.

“Não é apenas um encontro de veículos elétricos. É um evento dedicado à mobilidade suave, sustentável e elétrica. É o presente e um caminho de futuro, cujo objetivo passa também por mostrar que não existem limitações e alertar para a necessidade de haver veículos, sobretudo ligeiros de passageiros, mais baratos e acessíveis.”

Henrique Sanchez apontou algumas vantagens da opção por veículos elétricos. “É muito mais agradável de conduzir e menos oneroso na utilização. um elétrico, carregado em casa, gastamos cerca de três euros para fazer cem quilómetros. Num carro a gasolina, para a mesma distância, são 10 ou 11, enquanto um a gasóleo são sete ou oito.”

O ENVE 2022, de entrada gratuita, proporciona, igualmente, encontros entre utilizadores de veículos elétricos para partilha de experiências e esclarecimento de dúvidas, a realização de test-drives, atividades para toda a família com karts elétricos, bumper cars elétricos, kid karts elétricos e sorteios de prémios variados.

Um veículo clássico McLaughlin, com cerca de cem anos, convertido em elétrico, um pesado de mercadorias e um autocarro de transportes públicos, ambos totalmente elétricos, e uma empresa que aposta na criação de elementos urbanos ativos, como um candeeiro com ponto de carregamento integrado, são atrativos a descobrir.

O programa de dia 4 reservou, na parte da manhã, o encontro “Conheça o veículo elétrico”, e um passeio de mobilidade suave pelas ruas da cidade, enquanto no período da tarde a sessão “Rede Nacional de Carregamento” deu dicas sobre como carregar os veículos na rede pública.

No dia 4 houve ainda com uma exibição náutica nas águas do Sado, na zona do cais 2 do porto de Setúbal e uma tertúlia elétrica que teve como oradores Carlos Jesus, da Evolution, Nuno Brito, da LeasePlan, Henrique Sanchez, da UVE, e Sérgio Magno, da Exame Informática.

A 5, entre o vasto programa de atividades, há uma nova sessão de “Conheça o veículo elétrico”, às 11h30, uma exibição náutica marcada para as 14h30, enquanto às 16h00 tem início um desfile de veículos elétricos pelas ruas da cidade e às 17h30 são realizados sorteios de vários prémios.

O ENVE 2022, com recinto aberto, amanhã, entre as 10h00 e as 18h00, é dinamizado com os apoios da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.