As provas, organizadas pelo Clube de Motorismo de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, têm início com a Setúbal Especial Sprint no dia 29 de julho, na Avenida da Europa, também conhecida como Variante da Várzea.

A tão esperada 26.ª Rampa da Arrábida – Liberty Seguros realiza-se 11 anos depois da última edição, com o regresso marcado para 2 de setembro.

Ambas as provas pontuam para a CMS Cup, troféu criado pelo Clube de Motorismo de Setúbal.

“São dois grandes eventos”, destacou o chefe da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, José Pereira, na apresentação oficial da taça, dia 29, ao final da tarde, no Roof61, bar panorâmico do Fórum Municipal Luísa Todi.

“Serão excelentes jornadas de promoção do automobilismo e, no caso especial da Rampa da Arrábida, que conta com o total apoio da autarquia, é um momento certamente muito aguardado, que permitirá voltar a assistir a uma prova mítica, enquadrada naquela paisagem natural fantástica”, sublinhou.

Luís Caramelo, vice-presidente do Clube de Motorismo de Setúbal, começou por apresentar a segunda edição da Setúbal Especial Sprint, prova que, na edição inaugural, em 2016, “foi um grande êxito, com milhares de pessoas a assistir, dezenas de pilotos a participar e sem qualquer incidente registado”.

O evento inclui provas de velocidade destinadas apenas a pilotos cujos carros desportivos tenham passaporte técnico da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

A Setúbal Especial Sprint volta a ter ainda provas de regularidade, abertas a todos os interessados, com carros desportivos ou de viaturas clássicas desde que registadas até 1997.

Na prova de regularidade, os pilotos devem completar o circuito com uma velocidade média que não exceda os 55 quilómetros por hora.

Luís Caramelo adiantou que os ajustes feitos à configuração do traçado da Especial Sprint de 2017 permitem que o público possa assistir à prestação simultânea de até três carros em competição, ao invés de apenas dois, como aconteceu em 2016.

O Clube de Motorismo de Setúbal registou a visita de muitas famílias na edição inaugural do evento, pelo que, este ano, também tem preparada uma área específica de divertimentos para crianças, em complemento a zonas de lazer, casos da restauração e de exposição de automóveis.

Já a mítica Rampa da Arrábida – Liberty Seguros regressa a 2 de setembro, num troço de três quilómetros de comprimento, com início no quilómetro 19 e fim no quilómetro 16 da Estrada Nacional 379-1.

“Está montado um sistema muito complexo de segurança, até porque se pretende que a prova seja classificada e que suba em termos de importância nacional”, sublinhou Luís Caramelo.

O presidente do Clube de Motorismo de Setúbal, Fernando Matias, salientou que, só na apresentação da CMS Cup, estiveram, entre muitas outras pessoas e entidades, “vinte a trinta pilotos, não tendo sido preciso convencer ninguém, pois bastou mencionar o nome Rampa da Arrábida para quererem marcar logo presença neste dia tão importante para o automobilismo português”.

Entre o rol de pilotos que estiveram na cerimónia de apresentação consta, por exemplo, Rui Madeira, que se sagrou campeão do mundo ao vencer a Taça FIA, na classe produção, em 1995.

Fernando Matias destacou que o sonho de voltar a tornar realidade a mítica prova é fruto de “muita carolice, paixão e de muito trabalho, um trabalho que já dura há, pelo menos, dois anos e meio”.

Um dos objetivos do Clube de Motorismo de Setúbal é que a Rampa da Arrábida volte a fazer parte do calendário do Campeonato Nacional de Montanha Valvoline, organizado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

O público pode assistir gratuitamente aos dois eventos, mas, no caso da Rampa da Arrábida – Liberty Seguros, o trânsito automóvel será cortado a partir das 08h00, pelo que é necessário marcar lugares antes dessa hora.

As competições da Setúbal Especial Sprint, a 29 de julho, têm início a partir das 09h00, a mesma hora a que começam as prestações dos pilotos na Rampa da Arrábida, agendada para 2 de setembro.