A grande decisão da competição nacional organizada pela Federação Portuguesa de Rugby com o apoio local da Câmara Municipal de Setúbal, que decorre na cidade pelo terceiro ano consecutivo, decorre a partir das 16h30, no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal. 

A AEIS Agronomia e a Académica de Coimbra prometem transformar a final da Taça de Portugal Placard numa grande festa do râguebi, sentimento partilhado pelos treinadores das duas equipas em conferência de imprensa de antevisão do jogo realizada no dia 18, na Casa da Baía.

A equipa de Agronomia, atual detentora do troféu, vai à procura da décima primeira Taça de Portugal. “Como em qualquer final, o objetivo é vencer”, destaca o técnico Frederico Sousa, que espera “um bom jogo”.

Apesar da confiança da equipa, advertiu que este “é um jogo especial” e que, por isso, “qualquer uma das equipas pode ganhar”.

O técnico da Agronomia realça ainda a caminhada da equipa até à final. “Fizemos um percurso intocável, com muito empenho, mas vamos defrontar um adversário muito competitivo e motivado, até porque há algum tempo que não marcava presença numa final” da Taça de Portugal.

Já a Académica de Coimbra volta a uma final da Taça de Portugal, depois da última presença em 2012. Para alcançar esta fase, a formação coimbrense teve de ultrapassar equipas fortes do râguebi nacional, casos do Belenenses Rugby e do GDS Cascais, o que eleva os níveis de confiança para o desafio.

O treinador da Académica de Coimbra, João Pinto, reconhece que o apronto de dia 19 “vai ser complicado, muito duro, contra uma equipa bem preparada”.

Ainda assim, salienta que tudo pode acontecer. “O grupo está bem preparado e queremos sair de Setúbal com o troféu.”

Para o presidente da Federação Portuguesa de Rugby, Luís Neves, a final da 57.ª edição do prestigiado troféu é motivo de orgulho e sentimento de dever cumprido. “É um prazer voltar a Setúbal para organizar, com grande qualidade, esta que é a grande festa do râguebi nacional.”

Na antevisão do desafio, Luís Neves adianta que espera “um jogo muito bem disputado entre duas das melhores equipas nacionais”. De um lado, a AEIS Agronomia, com “um râguebi e carisma consolidado”, e, do outro, a Académica de Coimbra, que “está a recuperar em força o prestigio desportivo”.

A realização em Setúbal, pelo terceiro ano consecutivo, da final da Taça de Portugal Placard em râguebi é enaltecido pelo vereador do Desporto na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, que destaca a crescente relevância da modalidade localmente, no âmbito da estratégia desportiva.

“É uma modalidade que tem vindo a crescer e a ganhar espaço no quotidiano desportivo da cidade e que reflete aqueles que são os valores desportivos defendidos pelo município”, vinca o autarca, para realçar o trabalho feito no desenvolvimento do râguebi, em particular pela Academia de Rugby Club de Setúbal.

Pedro Pina, ao relembrar que a final da Taça de Portugal Placard em râguebi é um evento com génese em 2016, “ano em que Setúbal foi Cidade Europeia do Desporto”, antecipa “um jogo altamente disputado e em ambiente de festa”, em contraciclo com “os tempos conturbados” vividos atualmente no panorama desportivo.

O jogo, com transmissão televisiva em direto e, pela primeira vez, em canal aberto, na TVI 24, tem entradas a cinco euros. Os bilhetes podem ser adquiridos na Divisão de Desporto da autarquia, localizada no Parque Urbano de Albarquel, ou, no dia do evento, no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal.