14° Muito nublado
Relocalização de contentores - Rua Eça de Queiroz

Por razões de salubridade, o município de Setúbal reafirma a necessidade de se manter as tampas dos contentores de lixo sempre fechadas.


Esta é a única postura correta para afastar a existência de um risco acrescido para a saúde pública, ao contrário do que refere diversa informação falsa que tem sido divulgada nas redes sociais, em que se apela para que as tampas se mantenham abertas. Advertimos que este comportamento é grave e perigoso.

De acordo com as orientações e recomendações para a gestão de resíduos em situação de pandemia por SARS-CoV-2 (COVID-19) da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Direção-Geral de Saúde (DGS), alerta-se que os resíduos também podem estar contaminados e constituir um meio de propagação da doença caso a tampa do contentor se mantenha aberta.

A Câmara Municipal de Setúbal, consciente destes riscos, intensificou as ações de lavagem e desinfeção dos contentores em todo o concelho, com particular atenção às zonas em que as tampas são manuseadas, no âmbito de uma operação contínua de combate à pandemia de Covid-19, para proteção da população.

Apesar deste esforço, relembramos que ao tocar na tampa dos contentores deve proteger devidamente as mãos para que não haja um contacto direto. Após despejar o lixo, deve desinfetar as mãos com uma solução alcoólica ou então lavá-las com sabão.