Um tapete efémero, composto por flores, sal, areia e serradura, vai ser elaborado no dia 24 num largo do centro histórico de Setúbal, no âmbito de um grande evento mundial dedicado aos Caminhos de Santiago.


O tapete de dois metros de comprimento e dois metros de largura, designado “Tapete do Mundo”, vai ser construído no Largo de Santa Maria, numa iniciativa aberta à participação de voluntários interessados, cumprindo regras sanitárias de distanciamento físico, uso de máscara e higienização das mãos.

Ao mesmo tempo da iniciativa em Setúbal, voluntários em 200 cidades de 30 países de todo o mundo produzem tapetes com um desenho igual, especialmente dedicado aos Caminhos de Santiago.

A ideia surge por iniciativa da Comissão Gestora de Entidades Alfombristas do Caminho de Santiago, no âmbito das comemorações do ano Jacobeu 2021, com o tema “Simbolicamente Unidos pelo Mesmo Caminho”.

Em Setúbal, a atividade é impulsionada por Isabel Curto Castan, artista apaixonada pela arte efémera.

As pessoas interessadas são desafiadas a participar na elaboração de uma tapeçaria com recurso a cravos, sal grosso, areia fina, sebes e aparas de serradura.

O encontro está marcado para as 07h30, prolongando-se até ao final da tarde de dia 24.

O município fornece os materiais necessários, incluindo lanches e cadeiras de apoio.

A obra de arte fica em exposição até ao dia seguinte à intervenção, dia 25, Dia de Santiago.