Tarde Intercultural - Dia Internacional da Mulher

A cultura romena e a música tradicional portuguesa numa perspetiva contemporânea estiveram em destaque no dia 9 no Museu do Trabalho Michel Giacometti, numa sessão inserida no programa das comemorações do Dia Internacional da Mulher.


 

O evento, promovido no âmbito da iniciativa municipal Março Mulher 2019, com a presença da vereadora das Atividades Económicas, Eugénia Silveira, começou com a apresentação do livro “As Mulheres da Fonte Nova”, da escritora Alice Brito.

A tarde no Museu do Trabalho centrou-se na divulgação da cultura romena com a leitura de poemas tradicionais da Roménia e mostra de trajes e danças tradicionais.

A gastronomia típica deste país do Leste da Europa esteve igualmente em destaque com a apresentação de pastelaria tradicional.

O evento contemplou ainda o ritual da festa da primavera, denominado de “Martisor”, que consiste na oferta às mulheres, através de um jogo de cores e de simbolismos, de um amuleto tradicional romeno.

A música foi outro dos destaques da tarde, apresentada pela perspetiva do grupo “Segue-me à Capela”, coletivo de sete mulheres que trabalha a música portuguesa numa perspetiva contemporânea, com recurso ao uso da voz como principal instrumento.

O evento foi organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, pela Fratia – Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos de Setúbal e pelo Grupo de Leitura Aroma de Livros.

“Estórias de (Des)Igualdade” é o mote do programa Março Mulher 2019, que este ano contempla no exposições, música, teatro, cinema, palestras, encontros literários e workshops, a realizar entre março e maio em vários espaços e equipamentos de Setúbal.

O programa, organizado pela SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, conta com a colaboração de diversas instituições, empresas e voluntários, e centra-se nas comemorações, a 8 de março, o Dia Internacional da Mulher.

No âmbito do programa, até ao dia 30, na Biblioteca de Azeitão, é possível visitar a exposição coletiva de artes plásticas, “Artistas no Feminino”, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e aos sábados das 14h00 às 18h00.

Dia 16, às 18h30, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, é exibido o filme “Portugal tem Lata”, de Rui Pregal da Cunha e João Trabulo, e apresentada a peça de teatro “Mulher Conserveira”, pelo projeto Tradições, da Junta de Freguesia de São Sebastião.

No dia 23, às 16h00, Iolanda Rodrigues, diretora da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, é a convidada da sessão A Casa da Poesia ConVida, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

O programa Março Mulher 2019 contempla ainda, no dia 29, às 21h00, no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, a mesa redonda “Feminismo e Arqueologia”, com a participação de Jacinta Bugalhão, Joaquina Soares e Sara Brito.

Ao longo do mês de março a iniciativa “Estórias de (Des)Igualdade” convida à construção de uma biblioteca humana no Centro de Cidadania Ativa, no Centro Social e Paroquial de São Sebastião e na Escola Secundária de Bocage.

Os participantes, que podem inscrever-se através dos contactos 913 128 030 e 265 547 450, são convidados a contar uma estória que depois fará parte de uma exposição física ou de uma biblioteca digital no Youtube.

O programa continua em abril e maio com diversas iniciativas, com destaque para o Arraial MM19, a 18 de maio, certame com animação, gastronomia, manifestações culturais e artesanato, a realizar no Largo da Fonte Nova. Integra também o programa Maio – Mês do Diálogo Intercultural, promovido pela autarquia.

O programa inclui também o “Março Mulher Fora do Armário”, um conjunto de iniciativas sobre a temática LGBTI.

Estas e outras atividades estão disponíveis em www.cooperativaseies.org.