A atividade “Do Bairro ao Museu”, inserida no ciclo Tardes Interculturais, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, decorre entre as 15h00 e as 18h00 com um conjunto de iniciativas centradas na temática “João Limpinho – Da sucata à criação artística no Bairro da Bela Vista em Setúbal”.

Às 15h00, o vereador da Cultura da autarquia, Pedro Pina, fala sobre O Museu Está na Rua – Núcleo Museológico Urbano da Bela Vista, projeto do artista plástico João Limpinho, que concebeu 16 esculturas a partir de equipamentos industriais desativados, os quais foram recuperados ou transfigurados plasticamente, com a colaboração da população local.

Segue-se o visionamento, durante cerca de quarenta minutos, de um conjunto de imagens sobre as esculturas de João Limpinho captadas pelo fotógrafo Pedro Soares, que apresenta o seu ponto de vista sobre as mesmas.

A tarde intercultural termina com uma sessão conduzida pelo arquiteto Manuel Augusto Araújo, que fala sobre a biografia de João Limpinho e sobre os materiais encontrados pelo artista plástico que dariam depois origem às esculturas do Núcleo Museológico Urbano da Bela Vista.