A inauguração de uma exposição de pintura de Stafan Zaphorojan e de uma mostra de artesanato e trajes populares da Roménia, dia 28, às 16h00, marca o arranque da iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal.

A exposição, patente até 30 de agosto, é uma das muitas iniciativas do ciclo intercultural organizado com a Fratia – Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos, a Embaixada da Roménia e o Instituto Cultural Romeno.

A primeira sessão das Tardes Interculturais “Olhares sobre a Multiculturalidade” inclui uma homenagem ao poeta e diplomata Lucian Blaga, que permaneceu em Portugal nos anos de 1938 e 1939.

No dia 28 há ainda momentos de poesia por Larisa Tabarcea, Iryna Kravcenko, Sergio Andreica, Fabio Andreica, Florin Zenovie e Ecaterina Farcau, a par de um apontamento musical por Cristi Gori e Albano Almeida e uma prova de doçaria.

Até julho, a iniciativa que promove a integração de imigrantes na comunidade local e procura valorizar a cultura daquele país do Leste junto da população setubalense, conta com mais quatro sessões, sempre às 16h00.

A exibição da curta-metragem “Turismo de Saúde e Lazer na Roménia” dá início à Tarde Intercultural de dia 5 de julho, que inclui workshops de danças tradicionais e de escrita criativa inspirada em contos populares da cultura romena.

No dia 12, além da apresentação do filme “Vida e Obra de Lucian Blaga”, a sessão proporciona workshops de alfabetos romeno e português e numerologia romena, assim como danças e músicas tradicionais.

“Roménia, República da Moldávia e Ucrânia” é o título da curta-metragem em exibição na tarde intercultural de dia 19, que inclui a palestra “Regiões e Trajes Populares da Roménia” e a leitura do conto infantil “Galo Vaidoso”, de Ion Lucian.

A última sessão, agendada para dia 26, engloba a palestra “Portugal e Roménia: percursos migratórios”, a par de atividades de transdisciplinaridade física e quântica e de cerâmica, olaria e pintura sobre os galos de Horezu e de Barcelos.