TAUS – Tour de Arte Urbana de Setúbal
“…o muralismo da mensagem política há muito que estendeu a sua intervenção a outros universos, seguindo uma certa tendência internacional que aborda a arte urbana como instrumento de modernidade e embelezamento de lugares: desde o armazém abandonado à rua mais movimentada da cidade. E Setúbal tem acompanhado o passo, registando na sua paisagem urbana um conjunto de trabalhos que vão desde o clássico bombing de rua às peças encomendadas.”in T.A.U.S. – Tour de Arte Urbana de Setúbal

Trabalho desenvolvido pela Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Setúbal, o T.A.U.S. representa uma coletânea da arte urbana que prolifera pelos espaços públicos do concelho.

Ruas, praças, pracetas, empenas de edifícios, caixas de distribuição da rede elétrica, escadarias, túneis. Os mais variados elementos que constituem a realidade urbana do concelho e que foram alvo de projetos de intervenção artística encontram-se aqui reunidos, numa verdadeira Tour de Arte Urbana de Setúbal.

A publicação convida a uma viagem pela paisagem setubalense ao longo de 252 páginas e, em simultâneo, oferece um retrato, um instantâneo, do que pode ser uma possível experiência ao passear-se por uma rua de Setúbal.

Nesse mesmo retrato tem-se uma perspetiva da evolução de uma expressão artística muito específica, presente na sociedade moderna portuguesa há várias décadas, mas que, na atualidade, tem adquirido cada vez mais notoriedade e representatividade, assumindo novos contornos – ou novos traços, se preferir –, em escalas mais impactantes e igualmente simbólicas, com mensagens ajustadas às preocupações e opiniões de uma nova realidade.

Abra, folheie e navegue, página a página, por esta viagem a à arte urbana de Setúbal.

TOME NOTA

VISITA GUIADA T.A.U.S.

27 DE MARÇO . 10H30 . CASA DO LARGO