Monstro Coletivo revela “O homem primeiro tropeça, depois anda, depois corre, um dia voará”

O programa comemorativo do Dia Mundial do Teatro, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com o movimento associativo e agentes culturais do concelho, reserva, nos dias 18 e 19 de março, mais quatro espetáculos para diferentes públicos.


No âmbito do AMATEATRO – Mostra de Teatro Amador de Setúbal, está em cena “A Nossa Alice”, encenação infantil do Grupo de Teatro Puzzle da APPACDM de Setúbal que se apresenta em palco na tarde de 18 de março, a partir das 16h00, no Clube Recreativo da Palhavã, com entrada gratuita.

A peça, baseada no conto clássico “Alice no País das Maravilhas”, com encenação de Lurdes Costa, conta no elenco com Ana Valente, Catarina Silva, Diogo Barroso, Filipe Brás, Flávio Costa, Francisco Almeida, Galiano Ferreira, Lara Valente, Lurdes Costa, Miguel Guerreiro, Natália Oliveira, Pedro Silva e Rita Santos.

À noite, o programa do Dia Mundial do Teatro leva, às 21h30, à sede do Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” a mais recente produção do Grupo Cénico do Grupo Desportivo os “13” intitulada “Chupa que é Cana Doce”, sobre uma família que se mostra ao público em formato de reality show. A entrada é livre.

A peça, encenada por João Henrique Praia, com texto de Bruno Frazão, letras de Carlos Crispim e músicas de Artur Jordão, tem no elenco Cindy Santos, João Praia, Rui Rogeiro, Gina Simplício, Filipe Tico, Olga Xufre, Ana Rita Moreno, Hugo Moreno Técnicos Maria Da Conceição Rato, Patrícia Tico e Márcio Pessoa.

Igualmente a 18 de março, a Sala José Afonso da Casa da Cultura recebe a performance teatral do Monstro Coletivo “O homem primeiro tropeça, depois anda, depois corre, um dia voará”, criação artística a partir do “Memorial do Convento”, de José Saramago.

A performance teatral, centrada na personagem do padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão e no sonho de voar, criada e interpretada por Graça Ochoa e Ricardo Campos, com dramaturgia de Graça e Ochoa e imagem de Samir Noorali, apresenta-se a partir das 21h30, com bilhetes a 4 euros.

No dia seguinte, a 19, a Casa da Cultura volta a receber um evento das comemorações setubalenses do Dia Mundial do Teatro, com o teatro de marionetas “PICNIC”, às 15h30, com entradas a 3 euros, a que se segue, uma hora depois, a oficina de construção de insetos “Insectarium”, ambos dinamizados pelo Historioscópio.

O programa comemorativo do Dia Mundial do Teatro, este ano centrado em temas do teatro físico, está a decorrer até dia 31 de março para proporcionar espetáculos para diferentes públicos, apresentados por companhias de todo o país, e diversas formações e workshops.

Um dos principais atrativos é a apresentação, a 27 de março, Dia Mundial do Teatro, da peça “Une Histoire Bizarre”, pela Décima Colina e Associação Juvenil Ponte, sobre como é viver-se com a vida às costas pela voz de 14 pessoas refugiadas e migrantes, atualmente a residir em Portugal, e de quatro atores portugueses.

A peça, uma história escrita pelos atores ao longo dos ensaios em que se conta como é partir, como se viaja, o que é chegar e recomeçar, vai estar em cena no Fórum Municipal Luísa Todi, a partir das 21h30. A entrada é gratuita, mediante reserva prévia pelo endereço de correio eletrónico bilheteira.fmlt@mun-setubal.pt.

Destaque, ainda, entre os dias 21 e 27, para a primeira edição do FAcTES – Festival Académico de Teatro de Setúbal, que celebra os dez anos de atividade do Grupo de Teatro do Politécnico de Setúbal, com reservas feitas pelo endereço de correio eletrónico teatro.politecnico@ips.pt.

Em cena estão algumas das peças mais relevantes do grupo, entre as quais “O fim”, de António Patrício, a 21, às 21h30, na Casa da Cultura, “Rousseau”, de Bernard Chartreux e Jean Jourdheuil, a 23, 21h30, no Teatro de Bolso, e “Mataram as Searas”, de José Caldeira Duarte, a 26, às 21h30, no Rancho Folclórico das Praias do Sado.

“O Vestido Vermelho”, pelo TAS, “Efeito Berbereta”, do Lobby Teatro, e “O Lugar de Todas as Histórias”, pelo Teatro Quadrilha, foram alguns dos espetáculos já realizados no âmbito do programa das comemorações do Dia Mundial do Teatro, o qual pode ser consultado na íntegra nesta ligação.