10° Céu limpo
Dia Mundial do Teatro - formações

Setúbal comemora o Dia Mundial do Teatro com eventos a decorrer durante o mês de março em vários equipamentos da cidade, entre eles workshops, formações e oficinas de teatro para profissionais do mundo do espetáculo e público em geral.


O programa comemorativo do Dia Mundial do Teatro, data que se assinala a 27 de março, é organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com companhias profissionais e grupos amadores de teatro da região, proporcionando ao público um leque de cinco formações ligadas ao mundo da representação, dentro e fora dos palcos.

Os interessados na área da representação têm a possibilidade de participar na “Formação a 5 Mãos – Teatro”, desenvolvida na Casa da Cultura de 11 a 15 de março, entre as 18h00 e as 21h00.

A formação, lecionada por Célia David, Eduardo Dias, José Maria Dias, José Nobre e Olavo Nóbrega, engloba várias disciplinas do teatro, nomeadamente Corpo, Voz, Interpretação, Improvisação e Escrita Criativa.

A idade mínima para a participação na “Formação a 5 Mãos – Teatro” é de 14 anos.

As inscrições, com o valor de 10 euros, devem ser feitas até 6 de março, através do endereço https://tinyurl.com/formacaoa5maos ou diretamente na Casa da Cultura.

O curso é limitado à participação de 15 pessoas.

O programa comemorativo do Dia Mundial do Teatro inclui, igualmente, a formação “Residência Artística – Improvisação e Composição Teatral”, de 18 a 23 de março, entre as 19h00 e as 23h00, na Casa da Avenida, destinada a profissionais e estudantes do setor.

Dirigida pelo ator e encenador Nuno Nunes, o enfoque desta formação incide no trabalho do ator, com abordagens à interpretação fora do plano das intenções, à composição em tempo real, à relação entre ordem e arbitrariedade na improvisação e o recreio do ator na ação e na palavra.

O custo de participação na “Residência Artística – Improvisação e Composição Teatral” é de 25 euros por pessoa.

As inscrições estão limitadas a 15 participantes e podem ser feitas até 13 de março, diretamente na Casa da Avenida, localizada na Avenida Luísa Todi, ou através da ligação https://tinyurl.com/residenciaartistica.

Durante o curso é recomendável o uso de roupa confortável para trabalhar com o corpo.

O trabalho de bastidores e questões de imagem estão também em destaque no programa comemorativo do Dia Mundial do Teatro com o “Workshop de Fotografia de Cena”, a realizar entre os dias 20 e 23 de março, das 17h00 às 23h00, na sala de formação da Casa do Largo, localizada no Largo José Afonso.

Ministrado pela fotógrafa profissional Rita Carmo, este workshop destina-se a formandos com conhecimentos básicos de fotografia e com interesse em vários géneros de espetáculos: música, dança, performance e teatro.

O objetivo é que os formandos consigam interiorizar a estética da fotografia de espetáculo, bem como a gestão do tempo, do espaço e da luz em que o exercício decorre.

A formação aborda, igualmente, questões da ética inerente, as regras e os condicionalismos e a resolução de problemas técnicos relacionados com o equipamento, abrangendo ainda a técnica da edição e do tratamento de imagens de espetáculo, incluindo um exercício prático.

O workshop tem o valor de 10 euros e é limitado a 12 participantes. As inscrições, aceites até 15 de março, devem ser feitas diretamente na Casa da Cultura ou online, através da página https://tinyurl.com/fotografiadecena.

Os formandos devem levar para o curso um computador portátil e uma câmara DSLR ou câmara digital com modo manual e objetivas intermutáveis.

Nos dias 25 e 26 de março, das 18h00 às 22h00, decorre na Escola de Hotelaria de Turismo de Setúbal o “Workshop de Luminotecnia”, dirigido por Nuno Borda de Água.

Na formação são abordados os conteúdos programáticos sobre dimmers, projetores, dmx, mesas e controladores, filtros e desenho de luz.

O curso, com um custo de 10 euros por participação, é limitado a 15 participações, com as inscrições a serem feitas diretamente na Casa da Cultura ou através da página https://tinyurl.com/luminotecnia.

O trabalho de bastidores volta a ser contemplado no programa comemorativo, desta vez sobre questões de imagem e estética, no “Workshop de Automaquilhagem para Palco”, a 30 e 31 de março, com a duração total de três horas num único dia, entre as 15h00 e as 18h00, na sala de formação da Casa do Largo.

Neste workshop, dirigido pela maquilhadora profissional Sónia Luz, os formandos aprendem a tratar da pele e a escolher a cor de base ideal, bem como as cores de pós e texturas indicadas para cada tipo de pele.

A formação contempla também o ensino de técnicas para maquilhar os olhos e as sobrancelhas, a correta utilização de blushes, bronzeadores e contornos de rosto e a escolha da cor e da textura do batom e qual a melhor forma de aplicação.

A formação de automaquilhagem para teatro é aberta à participação de seis pessoas por dia e tem um custo de 10 euros.

As inscrições devem ser feitas até 27 de março, na Casa da Cultura ou online, no endereço https://tinyurl.com/caracteriza-o.

O dia de participação é indicado no ato da inscrição e os participantes devem fazer-se acompanhar de material pessoal de maquilhagem.

Informações e esclarecimentos sobre as formações a decorrer por ocasião das comemorações do Dia Mundial do Teatro devem ser feitos diretamente na Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, através do telefone 265 545 180 ou pelo endereço dicul@mun-setubal.pt.