22° Muito nublado
XXI Festa do Teatro - Conferência de Imprensa de apresentação do programa - 2019

O Festival Internacional de Teatro de Setúbal – XXI Festa do Teatro, proporciona, entre os dias 22 de agosto e 1 de setembro, perto de quatro dezenas de atividades, em vários equipamentos e espaços públicos da cidade.


“Vai ser com certeza mais uma grande festa, em vários espaços da cidade, o que mostra que somos uma terra onde se faz muita e boa cultura, sem descanso”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, no dia 11 de julho, na apresentação do certame, na Casa da Baía.

Espetáculos cénicos de sala e de rua, cinema, atuações musicais, encontros e um seminário intensivo sobre expressão dramática compõem o programa da XXI Festa do Teatro, organizada em parceria pelo Teatro Estúdio Fontenova e pela Câmara Municipal.

Na Secção Oficial apresentam-se 15 espetáculos e mantém-se a aposta na Secção Off Mais Festa, a qual abre as portas a jovens criadores e a novos projetos teatrais, que usufruem da logística e promoção do certame.

Ente 44 candidaturas de companhias de Portugal, Brasil, Espanha, República Checa, Argentina, Uruguai, Colômbia, Itália e França, foram selecionados 15 espetáculos para se apresentarem no certame setubalense, dos quais oito a concurso e sete extraconcurso.

Dois concertos, uma mostra de curtas-metragens, conversas de teatro, duas exposições e um seminário intensivo marcam, igualmente, o programa do certame.

“São 21 edições de um evento que tem crescido de ano para ano, mantendo sempre a sua identidade e objetivos. Até aqui criámos muito e melhor e este ano prestamos homenagem à maioridade”, sublinha o diretor do Teatro Estúdio Fontenova, José Maria Dias.

Para Maria das Dores Meira, importa valorizar o empenho que a companhia setubalense tem demonstrado ao longo dos anos “na divulgação da arte teatral e, acima de tudo, na cativação dos novos públicos”, bem como a vitalidade e a força de vontade que dá origem à Festa de Teatro, que, em agosto, faz de Setúbal “um grande palco onde se mostram novos e velhos talentos”.

A autarca considera que “apoiar esta grande celebração cultural é, também, um contributo fundamental para a formação de públicos conhecedores e exigentes”, pelo que o município tem vindo a apostar na criação das necessárias condições para que o teatro ganhe cada vez mais espaço, “seja com apoio financeiro, seja com a criação de mais e melhores espaços para as artes de palco”.

A autarquia, “que faz da cultura um dos seus vetores estratégicos”, é a principal parceira do Fontenova na organização da Festa do Teatro, a qual, na edição 2019, conta com um financiamento municipal de 36 mil euros, a que se junta apoio logístico concedido em matéria de equipamentos de som, luz, bancadas e apoio técnico garantido por funcionários.

Uma das novidades na edição deste ano da Festa do Teatro é a realização de uma ação promocional, no dia 2 de agosto, para a qual José Maria Dias lança o convite.

“Todos estão convidados a irem à Praça de Bocage, a partir das 19h00, para realizarmos o maior encontro de mimos do país.”  

De salientar, igualmente, as preocupações ambientais do certame, que vai distribuir garrafas reutilizáveis a todos os participantes, entre atores, equipas técnicas e público, para “minimizar o consumo de plástico, tendo em vista a sustentabilidade ambiental”, revelou a responsável pela produção e comunicação, Patrícia Paixão.

No que diz respeito ao programa, Patrícia Paixão destacou que, além de companhias de teatro nacionais, marcam presença na vigésima primeira edição da Festa do Teatro oito companhias estrangeiras provenientes do Brasil, Chile, República Checa, França e Espanha.

“El Éxtasis de los Insaciables” é a produção que os espanhóis Réplika Teatro apresentam a 30, às 22h00, no Fórum Municipal Luísa Todi. A companhia espanhola, já divulgada anteriormente pela integração na Mostra Espanha 2019, mostra pela primeira vez este trabalho em Portugal.

Quanto às companhias brasileiras, o Grupo Manuí apresenta, a 23, “Nhanderuvuçu, o Menino Trovão”, um espetáculo sobre a criação do mundo inspirada na visão dos índios Guarania, enquanto a Companhia Músico-Teatral Letras de Rosa leva a cena “A terceira margem do rio: a de dentro”, no dia 27. Ambos têm início às 19h00, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama.

Já o Núcleo Experimental em Movimento apresenta, a 30, às 17h00, na Escola Secundária Sebastião da Gama, o espetáculo “O Lá – Sobre viver em quadrados” e a companhia Rosas Periféricas leva a cena, duas horas depois, no mesmo local, “Labirinto Selvático”.

No dia seguinte, 31, às 22h00, os chilenos Escenafisica apresentam “La Metamorfosis”, no ginásio da Sebastião da Gama.

De França vem a Companhia Bivouac, que apresenta, a 24, às 22h00, no pátio da Escola Sebastião da Gama, a produção “Le Rêve d’Erica”, e da República Checa chegam os Nothing is a Problem Here que levam o espetáculo “Roca de Fiar” ao auditório da Sebastião da Gama, a 29, às 19h00.

De salientar, igualmente que anfitrião Teatro Estúdio Fontenova estreia a última parte da performance/instalação “Lugar de Túbal”, que começou a ser construída na edição de 2018, no dia 26, às 22h00, no exterior da Casa da Cultura.

A entrada para os espetáculos da Secção Oficial tem um custo de oito euros. Estudantes, menores de 25 e maiores de 65 anos pagam seis.

É também possível adquirir por quarenta euros, até 17 de agosto, um passe que permite a entrada em todos os espetáculos da XXI Festa do Teatro, o qual custará 50 euros se for adquirido entre os dias 18 e 22.

Na Secção Off “Mais Festa”, os bilhetes não têm preço definido, embora se peça aos espetadores convidados que façam uma contribuição solidária para os artistas intervenientes.

Os restantes eventos são de entrada gratuita.

O programa completo pode ser consultado aqui e no website do Teatro Estúdio Fontenova, acessível em www.teatroestudiofontenova.com.

As reservas para as apresentações no Fórum Municipal Luísa Todi são efetuadas na bilheteira e para os restantes espetáculos através dos contactos telefónicos 265 233 299 e 927 718 386.

 

Documentos Relacionados