17° Nublado
XXII Festa do Teatro | Genoma B

O Festival Internacional de Teatro de Setúbal regressa entre os dias 21 e 29 de agosto, com espetáculos, concertos, projeção de curtas-metragens, conversas e uma exposição, em vários equipamentos e espaços públicos da cidade.


São perto de três dezenas de atividades, entre as quais duas estreias de espetáculos, que compõem a Festa do Teatro 2020 – XXII Festival Internacional de Teatro de Setúbal, certame organizado pelo Teatro Estúdio Fontenova, em parceria com a Câmara Municipal.

Numa versão repensada tendo em conta a pandemia que se vive, a 22.ª edição do festival apresenta uma Secção Oficial com companhias nacionais, espetáculos de teatro, música, projeção de curtas-metragens, conversas sobre a arte do teatro, uma exposição e outras atividades paralelas.

O certame é palco da estreia “Lugar-Abrigo”, por Ricardo Guerreiro Campos, a 23, em A Gráfica – Centro de Criação Artística, e “Amores na Clandestinidade”, do grupo Hotel Europa, a 26, no ginásio da Escola Secundária Sebastião da Gama.

A abrir a festa, no dia 21, há um concerto gratuito no Jardim Multissensorial das Energias da dupla Fado Bicha, com Tiago Lila, na voz, e João Caçador, na guitarra elétrica, que traz uma nova abordagem ao fado. A subversão da tradição passa por incorporar o amor homossexual na temática das canções.

No mesmo dia, a ACTA – Companhia de Teatro do Algarve fornece “Instruções para Abolir o Natal”, no Fórum Luísa Todi, e Et Toi Michel, projeto a solo de João Mota, compositor e músico setubalense das bandas Delamotta e Um Corpo Estranho apresenta-se em frente da Casa da Cultura.

A 22, o Teatro Extremo leva a “Lenda das Amendoeiras em Flor” ao Bonfim, enquanto a 33 Ânimos apresenta “Fake News: Naked News” no ginásio na Secundária Sebastião da Gama. Há ainda uma performance musical em frente da Casa da Cultura por Noitibó, projeto musical de Pedro Banza.

No dia seguinte, 23, a companhia Partículas Elementares apresenta “O Ninho” no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama e os Artistas Unidos trazem ao Fórum Municipal Luísa Todi “Uma Solidão Demasiado Ruidosa”.

A Companhia Mascarenhas-Martins apresenta “Há Dois Anos que Eu Não Como Pargo” e o Monstro Colectivo aborda “Liquefacção – Natureza Viva com Frutas”, ambos a 24, no auditório da Secundária Sebastião da Gama.

Carla Madeira interpreta “Maman”, a 26, em A Gráfica, enquanto o Teatro do Noroeste mostra o seu “Rottweiler”, 27, no Fórum Luísa Todi.

No dia 28, Filipa Santana pinta o auditório da Sebastião da Gama de “Azul”, Algures – Colectivo de Criação mostra “No Fio do Azeite”, igualmente naquele equipamento escolar.

A 29, Loup Solitaire leva ao Fórum “Damas da Noite, Uma Farsa de Elmano Sancho” e o Teatro Plage canta “lá lá lá lá lá” a bebés dos 6 aos 36 meses, no auditório da Sebastião da Gama.

A Festa do Teatro conta com duas participações espanholas, concretamente a companhia Albadulake, que sobe ao palco do Fórum Luísa Todi com “Genoma B”, a 25, e Edu Manazas com o espetáculo de circo performativo “Out Of Stock”, no pátio da Sebastião da Gama, a 27.

O certame proporciona ainda a oportunidade de assistir a cinco curtas-metragens, nomeadamente “Flumen”, “O Tapete Mágico”, “Tivessem Ficado em Casa, Seus Anormais”, “Equinox” e “Time To Be a Boy”, no dia 25, em A Gráfica, numa parceria com a Parceria Young South Film Festival.

Há ainda conversas sobre a arte do teatro a 26, na Casa da Baía, um apontamento musical do setubalense Renato Sousa, a 28, em frente da Casa da Cultura, e uma sessão de “Contos do Mediterrâneo” por Rita Sales, a 29, no Bonfim.

Já as atividades paralelas incluem a instalação “Passo a Passo” e “Vozes que Pulsam”, de Paula Moita, ambas na Escola Secundária Sebastião da Gama.

O encerramento da Festa do Teatro 2020 – XXII Festival Internacional de Teatro de Setúbal é feito com o tango de Remexido, na Casa da Cultura.

Todos os espetáculos estão sujeitos a bilhete, incluindo os de entrada livre, como medida de proteção de saúde pública.

Os ingressos para atuações da Secção Oficial custam oito euros. Estudantes, menores de 25 anos, maiores de 65 e profissionais do setor das artes, pagam seis euros.

De forma a assegurar o cumprimento das medidas de salvaguarda da saúde e segurança públicas, o festival tem bilheteira aberta na Escola Secundária Sebastião da Gama, entre 17 e 29 de agosto, das 18h00 às 21h00.

Para espetáculos no Fórum Municipal Luísa Todi, a compra dos bilhetes pode ser feita de terça-feira a domingo, das 13h00 às 20h00, ou através do endereço bilheteira.fmlt@mun-setubal.pt.

As reservas e compras antecipadas deverão ser feitas, preferencialmente, até 24 horas antes do dia do espetáculo, na bilheteira e através do endereço bilheteirafits@gmail.com.

É privilegiado o pagamento através de Multibanco, com transferência bancária para o IBAN PT50 0036 0043 9910 0214 9720 3 ou por MB Way, para o número 925 436 516, evitando, assim, a transação direta de dinheiro físico.

O programa completo da Festa do Teatro 2020 pode ser consultado aqui.

 

Documentos Relacionados