A peça “O Mercado do Livramento”, apresentada no auditório do Ninho de Novas Iniciativas Empresariais, localizado no primeiro piso do equipamento comercial, é a mais recente produção do grupo que nasceu há dez anos pela mão de Isabel Ganilho, no âmbito de um projeto de aulas de teatro que proporcionava à população sénior.

Constituído atualmente por dez atrizes, o grupo ensaia uma vez por semana no espaço do Teatro Estúdio Fontenova e promove regularmente espetáculos cénicos em vários eventos e locais da cidade.

A peça apresentada, com texto de Isabel Ganilho, estreou-se em novembro, no Teatro de Bolso, e tem mais espetáculos marcados para 6 de fevereiro, na Casa do Professor, e para abril, no âmbito do programa local de comemorações do 25 de Abril.

Trata-se de uma comédia em que os vendedores do emblemático espaço comercial enfrentam as consequências da crise, com pouca clientela, mas não desanimam e encontram uma solução para resolver o problema, a realização de um espetáculo no mercado a que dão o nome de “Luísa Todi”.

Os ensaios proporcionam peripécias e situações engraçadas que arrancaram aplausos e gargalhadas às cerca de quatro dezenas de vendedores que ontem à tarde assistiram à peça.

Manuela Queirós, no papel da Rosa das Hortaliças, Mariana Monte, como Manel da Chouriça, Susete Pereira, a encarnar Miquelina Peixeira, Ana Santos, como a Elvira do Campo, Júlia Botas, nas personagens de Ti Jaquim Cauteleiro e de Maria Padeira, Bema, como a Estrangeira e a Francelina dos Tremoços, Clara Gonçalves, a Otília Florista, Idaléce Rocha, como Ti Alzira, Gertrudes Félix, a Gracinda Queijeira, e Isabel Ganilho, como Chico Marreco, constituem o elenco da peça.