João Monteiro, André Silva e Tiago Apolónia foram os atletas responsáveis pela derrota infligida à atual campeã europeia, alcançando o primeiro lugar da poule A de apuramento para o Europeu de 2013.

Esta foi a quarta vitória conquistada em outros tantos jogos, com a seleção nacional tendo superado anteriormente a França, a Espanha e a Sérvia.

Perante o Pavilhão das Manteigadas esgotado, João Monteiro obteve os parciais de 3-1 e 3-2 frente a Philipp Floritz e Steffen Mengel, respetivamente, enquanto André Silva bateu Ricardo Walther por 3-2.

Apenas Tiago Apolónia não conseguiu superar o adversário alemão, neste caso Steffen Mengel, perdendo pelo parcial de 1-3.

Mais de 800 pessoas no público apoiaram a seleção nacional durante as cerca de três horas de duração do encontro, festejando, no final, o apuramento direto da equipa portuguesa para os quartos de final do Campeonato da Europa de Ténis de Mesa, a realizar na Áustria em outubro.

Na poule A resta ainda um encontro, frente à Suécia, sendo que o primeiro lugar nesta fase do apuramento já está assegurado, independentemente do resultado.

A Câmara Municipal de Setúbal preparou a organização do evento em menos de uma semana, acautelando todas as condições logísticas necessárias para um encontro de alta competição.

Entre os vários pormenores que tiveram de ser previstos, a Autarquia pintou as paredes anteriormente brancas do Pavilhão das Manteigadas em tom cinzento, de forma a melhorar a visibilidade da bola, e tapou as janelas do recinto para escurecer o espaço durante o período de treino dos atletas.