Jogadoras de cerca de 30 países competem no primeiro Setúbal Ladies Open, torneio do circuito mundial feminino da Federação Internacional de Ténis, que decorre entre 4 e 11 de junho no Clube de Ténis de Setúbal, com apoio da Câmara Municipal.


Entre a qualificação, que começa em 4 de junho, e o quadro principal, previsto para ter início no dia 6, o torneio, dotado de 25 mil dólares para prémios monetários, pode ser disputado por um máximo de 88 tenistas e tem as finais de pares e de singulares agendadas para 10 e 11 de junho, sábado e domingo, cerca das 15h00 e das 10h30, respetivamente.

A primeira cabeça de série é a neerlandesa Arianne Hartono, que tem 27 anos e ocupa o 220.º lugar no ranking de singulares da WTA divulgado em 29 de maio, depois de ter conseguido a sua melhor posição na tabela mundial em 12 de setembro de 2022, quando foi número 156 do mundo.

Arianne Hartono, a jogadora número quatro dos Países Baixos, conquistou dois títulos internacionais de singulares, em 2018 e 2019, ambos no torneio de Jacarta, na Indonésia, dotado de 15 mil dólares em prémios e disputado em piso duro, tal como o Setúbal Ladies Open.

A número um portuguesa Francisca Jorge, que é a número 286 do mundo, depois de em 22 de maio ter alcançado a sua melhor posição de sempre no ranking WTA, o 280.º lugar, é a única jogadora nacional para já com presença garantida no quadro principal, no qual figura como quarta cabeça de série.

Sem títulos internacionais conquistados em 2023, Francisca Jorge, de 23 anos, tem como melhor resultado na carreira o triunfo na edição de 2022 do torneio ITF de 25 mil dólares de Cantanhede, contando ainda com três triunfos no de Lousada, de 15 mil dólares, um em 2019 e dois em 2018.

Numa altura em que ainda há quatro convites wild cards para o quadro principal por atribuir, a fase de qualificação conta com 14 portuguesas, incluindo as números dois e três de Portugal, Matilde Jorge – irmã de Francisca Jorge – e Inês Murta, que em 29 de maio figuravam nas 725.ª e 755.ª posições do ranking mundial, respetivamente.

O Setúbal Ladies Open é organizado pelo Clube de Ténis de Setúbal, com a colaboração da Federação Portuguesa de Ténis, da Câmara Municipal e da União das Freguesias de Setúbal, entre outros parceiros.