A forma como o comércio local se adaptou à chegada da nova superfície comercial foi o ponto de partida para a segunda sessão das “Tertúlias no Mercado”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal, através do Gabinete de Apoio ao Empresário, em parceria com a pereirapisco.creativity e a WinWinTalents, instaladas no Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal, localizado no Mercado Livramento.

No encontro, em que participaram representantes do comércio local, da Associação de Comerciantes do Mercado do Livramento e do Alegro Setúbal, além de diversos munícipes, a maioria dos intervenientes apontou como positiva a chegada do novo centro comercial.

Clementina Vira, a falar em nome de alguns comerciantes da Baixa, considera que “foi bom o Alegro ter vindo para a cidade” e que os problemas existentes no comércio tradicional vêm de trás e resultam da “falta de dinheiro das pessoas”.

A diretora do Alegro Setúbal afirma que a construção do equipamento veio colmatar algumas falhas, nomeadamente no que respeita à oferta de salas de cinema, acrescentando que possuem zonas com atividades gratuitas que se encontram à disposição da população.

Ana Santos refuta a ideia da existência de uma divisão entre o Alegro e a Baixa comercial. “Temos clientes que vêm do Alentejo e que me dizem que, depois das compras, vão à cidade comer um peixinho”.

Os mecanismos de revitalização do centro histórico da cidade foram igualmente discutidos no encontro, com Fátima Silveirinha, do Gabinete de Apoio ao Empresário, a adiantar que esta estrutura da Autarquia é “contactada muitas vezes por pessoas, empreendedores, que querem investir e fixarem-se na cidade”.