O edifício, localizado na Avenida Luísa Todi e caracterizado pela arquitetura financeira do século XX, abre as portas à população no Dia de Bocage e da Cidade, a 15 de setembro, às 11h30, com a exposição “Tesouros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus”, patente no mais recente espaço municipal, adaptado às funções de galeria de arte.

Um espólio de Arte Sacra e Arte Contemporânea, com diversas peças e utensílios, pinturas e esculturas, fica exposto no imóvel reabilitado pela Autarquia, durante a fase de obras de requalificação e modernização do Convento de Jesus, património arquitetónico religioso onde funciona o Museu de Setúbal.

De todos os tesouros em exposição, o Retábulo da Capela-Mor da Igreja do Convento de Jesus, obra-prima da pintura quinhentista em Portugal, está em destaque na sala principal térrea, onde podem ser vistos os 14 painéis, datáveis de 1517/19 a 1530, trabalho atribuído à oficina de Jorge Afonso.

Com uma disposição narrativa em três séries – “A Paixão de Cristo”, “A Infância de Jesus” ou “As Alegrias da Virgem” e “Santos Franciscanos” – o Retábulo terá sido encomendado pela rainha D. Leonor, mulher de D. João II.

Numa sala dedicada à Arte Sacra ficam expostas obras do acervo com maior destaque histórico e valor patrimonial, abrangendo peças das artes plásticas e das artes decorativas, entre os séculos XIV e XIX.

Também a pintura e a escultura têm espaços próprios, dedicados às obras de pintores naturais de Setúbal, sobretudo dos séculos XIX e XX, e à escultura contemporânea, dos séculos XIX ao XXI, que apresenta diversas vertentes artísticas.

Ao longo dos 50 anos de existência, o Museu de Setúbal tem recebido bens originários do Convento de Jesus, coleções da Câmara Municipal, depósito de bens culturais móveis da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, doações e legados particulares, entre outros, o que constituiu o atual acervo.

Já o espólio arqueológico provém, essencialmente, de intervenções efetuadas em épocas distintas no centro histórico da cidade e no Convento de Jesus.

A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 11h00 às 14h00 e das 15h00 às 18h00, aos sábados, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. A Galeria Municipal do Banco de Portugal funciona também ao domingo, entre as 14h00 e as 18h00.