Coronavírus COVID-19 - Visitas a lares de idosos

Os testes de rastreio da Covid-19 ao pessoal das estruturas residenciais para pessoas idosas e de apoio domiciliário da região metropolitana de Lisboa, incluindo Setúbal, encontram-se quase concluídos, duas semanas após o início de visitas a estes equipamentos sociais.


A campanha, levada a cabo em espaços sem registo de infeção de Covid-19, envolve, no caso do concelho de Setúbal, um total de 48 lares e residências, nos quais foram identificados 1331 trabalhadores. Até ao final da semana passada, efetuaram-se 626 testes, sendo que no dia 11 se realizam mais 255.

As entidades regionais e distritais de saúde, segurança social e proteção civil, presidentes e vereadores das autarquias, o primeiro-secretário da Área Metropolitana de Lisboa e o secretário de Estado Duarte Cordeiro, coordenador da execução do Estado de Emergência na Região de Lisboa e Vale do Tejo avaliam como positivas as duas primeiras semanas de testes à Covid-19 nos lares.

Em reunião de balanço realizada no dia 8, foi realçada a capacidade de organização, o espírito de cooperação e a eficácia da metodologia usada para se concretizar o rastreio aos profissionais de prestação de cuidados de saúde nos estabelecimentos residenciais de apoio social para idosos e serviços de apoio domiciliário.

Foi também decidido avançar-se, no imediato, para a realização de testes aos profissionais que trabalham nas creches, tendo em conta que o Governo definiu um período de transição, entre 18 de maio e 1 de junho, para a abertura destes estabelecimentos educativos.

A realização de testes aos trabalhadores das creches ocorrerá em simultâneo com a dos profissionais dos lares ainda por efetuar, prevendo-se a conclusão até ao final desta semana.