As festas anuais que ligam as duas margens do Sado, organizadas por uma comissão própria, com diversos apoios, incluindo Câmara Municipal de Setúbal, juntas de freguesia de São Sebastião e do Sado e União de Freguesias de Setúbal, são antecedidas de um tríduo em honra de Nossa Senhora do Rosário de Troia, nos dias 17, 18 e 19, às 21h30, na Igreja de São Sebastião.

O arranque dos festejos, a 20 de agosto, é feito com uma alvorada em Setúbal, às 08h00, a que se segue uma missa por alma dos marítimos falecidos, na Igreja de São Sebastião, às 15h00.

Uma hora depois, há uma procissão que sai da igreja em direção à capela da Península de Troia, para transporte fluvial da imagem da Senhora do Rosário, com acompanhamento da banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense e da Charanga de Sarilhos Grandes.

A fechar o dia, às 21h30, já em Troia, onde os participantes permanecem até 22 de agosto, acontece uma procissão de velas pela praia e baile com André Patrão.

O início do dia seguinte é, uma vez mais, marcado com uma alvorada, às 08h00, com foguetes lançados a partir de Troia. Às 10h30, celebra-se uma missa, seguida de nova procissão pelo areal, acompanhada pela Charanga de Sarilhos Grandes.

A partir das 16h00, estão previstos divertimentos na praia e, uma hora mais tarde, ocorre o habitual concurso de barcos engalanados. À noite, a partir das 22h00, é a vez de Luís Rosa musicar um baile, enquanto à meia-noite há um espetáculo de fogo de artificio.

O dia 22, de encerramento das festividades de Nossa Senhora do Rosário de Troia, conta com uma missa por alma dos marítimos falecidos e seus familiares, às 10h00. A partir das 11h00, há divertimentos na praia e, às 11h30, são entregues os prémios do concurso de barcos engalanados.

O retorno de Troia a Setúbal, em círio com dezenas de embarcações engalanadas, com partida prevista para as 17h30, constitui o ponto alto das festividades em honra dos marítimos.

Como habitual, milhares de pessoas devem juntar-se na frente ribeirinha de Setúbal a aguardar o regresso dos barcos neste cortejo fluvial que transporta a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Troia de regresso à Igreja de São Sebastião.