A iniciativa, que envolve perto de cinco dezenas de operacionais em ações de formação e exercícios práticos, inclui uma receção oficial aos participantes, no dia 3, às 09h00, na Casa da Baía, na qual participa o vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Setúbal, Carlos Rabaçal.

Participam neste treino conjunto 13 elementos da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal e trinta do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR. Está ainda prevista a presença de operacionais da Força Especial de Bombeiros Canarinhos, pertencente à Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O workshop “Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas”, com treinos no quartel dos Sapadores de Setúbal, na Serra da Arrábida e em unidades industriais abandonadas, tem a particularidade de ser o primeiro com recursos técnicos das duas forças envolvidas.

Operações de escoramento de edifícios, demolições, corte e perfuração de estruturas, a par de trabalhos de desencarceramento em viaturas e exercícios de extração de vítimas em espaços confinados, são algumas das ações a realizar a realizar no treino, que decorre ao longo de cinco dias.

Na atividade, que permite testar as capacidades operacionais e uniformizar procedimentos de intervenção, são utilizados, em simultâneo, dois contentores logísticos equipados com material de última geração para busca, salvamento e resgate de vítimas em edifícios, estruturas colapsadas e espaços confinados.

O contentor logístico da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal foi adquirido recentemente no âmbito da candidatura “Resiliência Setúbal +”, com financiamento europeu, que reforça o corpo profissional com um conjunto de recursos técnicos, incluindo novas viaturas.

O contentor inclui, entre outros, equipamentos de corte e perfuração, entre os quais um hidráulico para demolições, ferramentas para uso em veículos elétricos, a par de detetores sísmicos e de gases, assim como lanternas que podem ser utilizadas em cenários potencialmente explosivos.

O “Resiliência Setúbal +” é promovido no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional e enquadrado no regulamento de Prevenção e Gestão de Riscos do Programa Operacional Temático Valorização do Território – Eixo III “Equipamento operacional de proteção civil e veículos para operações de socorro de proteção civil”.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril