A Companhia de Ópera de Setúbal apresenta Carmen, de Bizet, uma das mais populares óperas de sempre, em três sessões no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, nos dias 2, 3 e 4 de dezembro.


Última ópera de Georges Bizet, e considerada a sua obra-prima, Carmen, estreada em março de 1875, três meses antes de o compositor francês morrer, causou escândalo aquando da sua primeira apresentação, em Paris, devido ao desafio à moral vigente lançado por um enredo em que uma bela cigana enfeitiçava e levava os homens à perdição, acabando assassinada pelo amante.

No entanto, uma história impressionante, associada à originalidade das suas melodias sensuais e ritmos trepidantes, com uma orquestração exuberante, tornaram Carmen um sucesso que ultrapassou os preconceitos da época.

Na sua interpretação de Carmen, a Companhia de Ópera de Setúbal – um projeto da Associação Setúbal Voz, que nesta sua nova produção integra membros da comunidade cigana da cidade – mostra um olhar consciente sobre as questões que este clássico suscita hoje, como a xenofobia, a condição da mulher e os direitos dos animais.

As sessões têm lugar às 21h00 de 2 e 3 de dezembro, sexta-feira e sábado, e às 17h00 de dia 4, domingo. Os bilhetes, ao preço de 10 euros para a plateia e oito para o balcão, podem ser adquiridos na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi ou aqui.