A 80.ª Volta a Portugal Santander, que termina em Fafe, define em Setúbal o primeiro líder da competição organizada pela Podium Events, com a atribuição da camisola amarela a quem vencer o prólogo, um contrarrelógio individual de 1,8 quilómetros.

A prova, às 15h00, tem partida na Avenida José Mourinho, defronte da Doca dos Pescadores, e meta na Avenida Luísa Todi, junto do Auditório José Afonso.

Este início da competição organizada com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo e da Câmara Municipal define o primeiro camisola amarela. As restantes classificações, relacionadas com os prémios de montanha, metas-volantes e juventude, são encontradas nas dez etapas em linha.

A par da animação proporcionada pelo “circo” da Volta, a organização e todo o staff associado ao evento desportivo marcam presença em peso a 31 de julho em Setúbal para os trabalhos de arranque da competição, inlcuindo a apresentação das equipas que participam nesta edição da emblemática prova do ciclismo nacional.

As atividades de 31 de julho decorrem no Parque Urbano de Albarquel, onde, durante todo o dia, há animação disponível para o público, nomeadamente atuações musicais de diversos artistas.

A ligação de Setúbal à prova remonta a 1927, ano da primeira edição do evento. Desde então, conta 26 presenças, incluindo 16 finais de etapa. O prólogo é uma estreia para a cidade.