A oferta de produtos regionais a turistas e um congresso internacional sobre história local, que se prolonga pelo dia 28, assinalaram no dia 27 em Setúbal o Dia Mundial do Turismo.


Ao longo do dia, as centenas de turistas que visitaram os cinco postos de atendimento turístico da Câmara Municipal puderam provar, gratuitamente, Moscatel de Setúbal e as típicas casquinhas de laranja.

Além disso, o auditório da Casa da Baía acolhe, desde o dia 27, o II Congresso Internacional de História Local, organizado pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, com apoio da Câmara Municipal de Setúbal.

Com o tema “Conceito, Práticas e Desafios na Contemporaneidade”, trata-se de um espaço de partilha e debate sobre problemas, abordagens, metodologias e práticas de investigação, tendo em vista a valorização da importância da história local na historiografia contemporânea.

Um conjunto de historiadores, investigadores e professores portugueses e estrangeiros participam em seis painéis, com os temas “Prática de História Local Junto da Comunidade”, Divulgar o Património Histórico Local”, “Movimentos Sociais e Resistência”, “Gestão e Administração Municipal (séc. XVIII e XIX)”, “História, Memória e Cultura Regional” e “Demografia, Indústria e Economias Agrárias”.

Há ainda duas conferências, uma realizada no dia 27, proferida por Jonathan Healey, do Kellog College – University of Oxford, sobre “História Local num Mundo Global”, e outra, a 28, com Albérico Afonso Costa a abordar “O Longe e o Perto – Contributos para um Manifesto de Valorização da História Local”.

O evento, com encerramento previsto para as 18h00, inclui no dia 28, da parte da tarde, uma visita pela cidade de Setúbal guiada por Albérico Afonso Costa, com o lema “Descobrir Setúbal através do seu património construído”.