O bom tempo ajudou e todos os caminhos foram dar à Herdade da Mourisca para um evento de promoção turística que alia a vertente da natureza à prática desportiva, numa lógica de sustentabilidade ambiental. 

Durante dois dias foram dados a conhecer os encantos e as riquezas do Estuário do Sado, através da participação em iniciativas como passeios de barco, nos quais foi possível observar, com recurso a binóculos, algumas das aves da área protegida, como flamingos e garças, passeios em charrete pela Herdade da Mourisca, anilhagem e libertação de aves, uma mostra de produtos regionais e diversas atividades desportivas.

Além da oferta mais vocacionada para o turismo de natureza, o evento, organizado pela Câmara Municipal, pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, pela Reserva Natural do Estuário do Sado e pelo Natural.PT, contou nos dois dias com uma mostra e venda de produtos biológicos e locais no Moinho de Maré da Mourisca.

Houve também iniciativas destinadas aos mais novos, no espaço Kids, com jogos tradicionais, pinturas faciais, modelação de balões, ateliers de pintura e modelagem, elaboração de ninhos de aves, pintura de um mural, bolas de sabão gigantes e teatro de fantoches.

Um dos pontos altos foi a FlaminGO Run Sado – Caminhada dos Flamingos, no dia 11, com três percursos em distâncias diferentes, que contou com a participação de mais de duas centenas e meia de pessoas.

Na Corrida Kids, crianças dos 6 aos 12 anos percorreram uma distância de 500 metros na Herdade da Mourisca, enquanto os participantes na corrida de dez quilómetros e na caminhada de seis, com partida e chegada junto do Moinho de Maré, percorreram diversas ruas da freguesia do Sado.