Turquia e Síria | Terramoto | Entidades para recolha de bens

Várias entidades, nacionais e estrangeiras, estão a participar ativamente na ajuda humanitária internacional de apoio às vítimas do terramoto que assolou, a 6 de fevereiro, a Turquia e a Síria.

Caso deseje constribuir, fique a conhecer nesta página as diferentes instituições, com idoneidade comprovada, às quais pode dirigir o seu contributo.

  • CRUZ VERMELHA PORTUGUESA
    Precisamos do seu apoio para responder às necessidades prementes das populações afetadas pelo Sismo que atingiu a Turquia e a Síria. Água, saneamento, alimentos, assistência médica e abrigo são as necessidades prementes. Com o seu donativo monetário, será possível fazer chegar ajuda humanitária de forma rápida e eficaz.
    Contamos com o seu apoio! Os donativos podem ser feitos por transferência bancária para a conta PT50  0035 0027 00080920130 67 ou por MB Way, para o número 910 120378.
  • CÁRITAS DIOCESANA PORTUGUESA
    A Cáritas Portuguesa acompanha, através da rede internacional da Cáritas, a situação dramática vivida na Turquia e Síria. A Cáritas está no terreno a ajudar e neste momento a principal preocupação da rede Cáritas é garantir uma resposta rápida e em segurança para os sobreviventes e para os milhares de desalojados. Toda a ajuda para reforçar a atuação da Cáritas no terreno deverá ser canalizada para o fundo de emergências internacionais da Cáritas Portuguesa: IBAN PT 50 0033 0000 01090040150 12. O terremoto atingiu áreas já em situação humanitária difícil e as duras temperaturas do inverno e a destruição ou graves danos a estruturas – incluindo vários hospitais – e estradas complicam ainda mais as operações humanitárias. Mais informações nesta ligação.
  • Agência de gestão de desastres da Turquia
    A  agência de gestão de desastres da Turquia, equivalente ao serviço de proteção civil (AFAD), está no terreno desde a primeira hora e aceita doações (as instruções podem ser consultadas através do site) que serão destinadas “a não deixar sem resposta os pedidos de ajuda das vítimas da catástrofe”.
  • Associação AKUT
    A associação voluntária de resgate AKUT pede ajuda a quem conseguir fazer donativos para apoiar os 641 voluntários e os cães de resgate que se encontram nos locais afetados pelo terramoto. Para mais informações, consulte esta página.
  • Comité Internacional de Salvamento (IRC)
    Organização que responde às crises humanitárias mais graves e que trabalha em mais de 40 países, está no terreno com equipas que “trabalham incansavelmente para garantir a segurança e o bem-estar do pessoal, dos parceiros locais e das pessoas afetadas” pelo sismo. Mais informações aqui.
  • Associação Ahbab
    Uma rede local de voluntários que conta com 200 filantropos e 30 mil voluntários e está ativa nas regiões afetadas. Página oficial da associação.
  • União Org. Assistência Médica e Socorro
    Está no terreno a prestar assistência médica independente e imparcial às vítimas da guerra na Síria desde 2012. Lançou um apelo urgente à comunidade internacional para que libertem fundos de emergência para fornecer ajuda às vítimas. Página informativa sobre como realizar donativos.
  • Capacetes Brancos
    A organização sem fins lucrativos “White Helmets”, que atua nas zonas da Síria controladas pelos rebeldes e é composta por mais de 3.000 voluntários que ajudam a comunidade síria, já pediu ajuda monetária para comprar mais equipamento e alimentos para continuar as operações de busca e salvamento na região.
  • Crescente Vermelho Turco
    O Crescente Vermelho Turco enviou uma equipa com centenas de voluntários e 240 funcionários para a zona afetada pelo sismo que ajudam com comida, fornecimento de tendas, cobertores e camas, mas também serviços de saúde. Mais informações nesta página.

  • Save the Children
    Tem como prioridade as crianças e está a planear apoiar as comunidades afetadas com kits de emergência no meio do clima rigoroso do inverno. Para donativos, consulte esta página.
  • Nações Unidas
    Criaram um apelo humanitário e estão a centralizar as doações para apoiar as operações humanitárias da ONU na sequência dos sismos. Segundo o site, “os donativos irão diretamente para o Fundo Humanitário Transfronteiriço da Síria, uma das formas mais rápidas e eficientes de apoiar as comunidades já fortemente afetadas por uma crise prolongada, condições de Inverno amargas e frias e severas restrições de acesso”.
  • Médicos Sem Fronteiras
    “Como organização médica humanitária independente, imparcial e neutra sem fins lucrativos, dependemos da generosidade de doadores individuais para assegurar que podemos responder a emergências como esta em todo o mundo. Ajude-nos a salvar vidas no terramoto Turquia-Síria e noutras emergências em todo o mundo, fazendo agora uma doação generosa e dedutível de impostos.” Mais informações.