Trata-se da quarta freguesia, depois do Sado, em janeiro, de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, em fevereiro, e de São Sebastião, entre março e abril, a receber esta edição do projeto de participação cidadã Ouvir a População, Construir o Futuro, com o Executivo a fazer um levantamento de necessidades em todo o território do concelho.

O programa começa no dia 3 com uma reunião entre os Executivos municipal e da União das Freguesias de Setúbal, a que se seguem, ao longo de duas semanas, visitas de observação direta a vários bairros da freguesia, com contactos com a população.

Com esta ferramenta de gestão autárquica alicerçada na cidadania ativa e participada, a Câmara Municipal de Setúbal procura ouvir os anseios de cidadãos, autarcas locais, comerciantes, dirigentes associativos e escolares e responsáveis das mais variadas instituições.

Após esta fase inicial de apuramento de necessidades identificadas em cada uma das cinco freguesias do concelho, o município intervirá, nalguns casos em parceria com as juntas de freguesia, para solucionar questões específicas, num contributo para o aumento da qualidade de vida no concelho.