11° Parcialmente nublado

A União das Freguesias de Setúbal implementou um Plano de Apoio Social para fazer face ao contexto de pandemia que atravessamos, com as muitas carências de natureza social que esta conjuntura tem trazido.


As necessárias medidas de proteção deixaram em situação de isolamento muitas pessoas, designadamente pessoas doentes e idosos sem rede familiar.

Este plano contempla medidas como a identificação das pessoas em situação de isolamento, através dos polos do Centro Comunitário da Junta e do movimento associativo da União das Freguesias de Setúbal, contacto telefónico regular com pessoas que vivem sós, compras de alimentos e medicamentos e entrega ao domicílio, com duas equipas criadas para o efeito, a pessoas idosas ou doentes, atendimento, acompanhamento e encaminhamento de famílias em situação de carência, articulação institucional em rede, quer com as instituições sociais da União das Freguesias, quer com a Protecção Civil Municipal, apoio às instituições que continuam a prestar apoio social, com a entrega de alimentos e ações de desinfeção das instalações.

A União das Freguesias de Setúbal mantém contacto com centenas de idosos isolados e está já a prestar apoio na realização de compras a dezenas de pessoas.

Para além das situações de emergência, colmatadas com as medidas atrás referidas, o Plano de Apoio Social incorpora igualmente medidas de bem-estar físico e mental, para combater a ansiedade, o stress e o sedentarismo provocados pelo isolamento social.

Assim, estão a decorrer algumas atividades do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal, como aulas de dança, ginástica e zumba, através de plataformas e redes sociais digitais.