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Conferência Anual de Educação

Além do programa completo da V Conferência Anual de Educação, está disponível para consulta nesta página as biografias de oradores já confirmados para o evento.

Programa

Conferência Anual de Educação | Programa
Programa

Oradores Confirmados

Ana Costa

Ana Costa

Professora na Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal

Curriculum

  • Professora-adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS)
  • Integra o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (setor Dialetologia e Diacronia)
  • Colabora com o Centro de Investigação, Educação e Formação da ESE-IPS
  • Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Espanhóis (1994) e Ramo de Formação Educacional (1996), na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
  • Doutorou-se em Linguística, na especialidade de Linguística Educacional, com a dissertação “Estruturas contrastivas: desenvolvimento do conhecimento explícito e da competência de escrita”, apresentada à Universidade de Lisboa (2010)
  • Entre 2012 e 2015, integrou, como bolseira de pós-doutoramento, a equipa do Post Scriptum: Arquivo digital da escrita quotidiana em Portugal e Espanha na época moderna, projeto do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, financiado pelo European Research Council (7FP/ERC Advanced Grant ­ GA 295562)
  • Professora do ensino básico e secundário (1997 a 2012), sendo professora do quadro de nomeação definitiva do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas (Setúbal)
  • Desempenhou funções docentes no ensino secundário requisitada no Ramo de Formação Educacional da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa(2000 a 2007)
  • Colaborou com o Gabinete de Avaliação Educacional
  • Atualmente, na sua atividade docente, dedica-se à formação de educadores e de professores do ensino básico, lecionando unidades curriculares da área da Didática da Língua e da Linguística
  • Entre as atividades de formação contínua de professores, destaca-se a participação em várias ações na área das didáticas específicas, da avaliação educacional e da pedagogia no ensino superior
  • É membro do Conselho Técnico-Científico da ESE-IPS e cocoordenadora da Licenciatura em Educação Básica

Miquel Ángel Essomba

Miquel Ángel Essomba

Doutorado em Pedagogia | Professor na Universidade Autónoma de Barcelona

Curriculum

n. Barcelona, Espanha, 1971

Na sua formação académica consta um doutoramento em Pedagogia pela Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), um mestrado em Psicologia da Educação pela mesma universidade e também uma pós-graduação em Pedagogia Intercultural e uma licenciatura em Filosofia e Letras.

Em termos profissionais, na atualidade, exerce os cargos de professor associado no Departamento de Pedagogia Aplicada da Universidade Autónoma de Barcelona e de diretor da cátedra de investigação em educação comunitária. Também dirige o grupo de investigação ERDISC (Equipa de Investigação sobre Diversidade e Inclusão em Sociedades Complexas).

Tem desenvolvido uma intensa atividade política e social, da qual destacamos a direção do Centro UNESCO da Catalunha (2008-2012), a direção da rede SIRIUS da Comissão Europeia sobre políticas educativas e imigração (2012-2015) ou o cargo de comissário de educação da Câmara de Barcelona 82015-2019).

Frederico Lopes

Frederico Lopes

Investigador da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa

Curriculum

  • Licenciado em Psicologia, mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária e doutorado em Motricidade Humana, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa
  • Enquanto investigador debruça-se sobre as áreas do Desenvolvimento Motor Infantil, Psicologia Ambiental, Sociologia de Infância e Planeamento Urbano
  • Desempenha funções de gestor, consultor e dinamizador de oficinas participativas para a reabilitação e criação de espaços de jogo e de recreio
  • Formador nas temáticas do jogo e da participação infantil
  • Brinconauta e cofundador do “1,2,3, Macaquinho do Xinês”, uma associação sem fins lucrativos, cuja missão é a defesa do direito 31.º da Convenção dos Direitos da Criança e a promoção de espaços e oportunidades desafiantes para as crianças brincarem livremente nos diferentes contextos do seu quotidiano, de acordo com os princípios e prática do Playwork
  • Gosta de passar tempo em família e com amigos, usufruir dos espaços verdes, e de escrever canções, cantar e tocar guitarra.

Gina Lemos

Gina Lemos

Centro de Investigação em Educação, Univ. do Minho | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal

Curriculum

Como muitos Setubalenses de coração, nasceu em Lisboa, mas cresceu e faz-se crescer na cidade que a viu menina nos saraus do Vitória.

Aluna tímida e empenhada, fez as primeiras aprendizagens nos Pirilampos e no Jardim de Infância de Setúbal, dividindo o ensino primário entre Águas de Moura, Vila Fresca de Azeitão e a cidade de Setúbal. Seguiu para o ciclo e, na secundária de Bocage, encontrou o amor da sua vida.

Foi a quatrocentos quilómetros, em Braga, que fez a licenciatura em Psicologia e o doutoramento em Psicologia da Educação, na Universidade do Minho. É investigadora em pós-doutoramento no Centro de Investigação em Educação daquela instituição e há 17 anos que estuda habilidades cognitivas como a compreensão, o raciocínio e a resolução de problemas, de crianças e jovens a frequentar o nosso ensino básico e secundário.

Neste âmbito, trabalha ainda na construção, validação e aferição de instrumentos de avaliação cognitiva. É autora da Bateria de Aptidões Cognitivas (BAC; Lemos & Almeida, 2015) e coautora da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR; Almeida & Lemos, 2009).

O seu mais recente projeto científico, de dimensão nacional (continente e ilhas), é dedicado ao fenómeno da diferenciação cognitiva e a fatores pessoais e contextuais que podem contribuir para o sucesso académico em adolescentes portugueses, contando com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Desenvolve trabalhos e participa em estudos com colegas do Brasil, Moçambique, Espanha, Holanda e Reino Unido, publicados em revistas especializadas.

Como docente partilha, com entusiasmo, conhecimento e práticas nos domínios que são a sua aposta: Psicologia da Educação, Educação Inclusiva, Avaliação Cognitiva e Metodologias de Investigação.

Colabora na formação pós-graduada e na formação contínua de professores pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, com particular foco em temas como a Educação Inclusiva, a Diferenciação Pedagógica e o Trabalho Colaborativo.

Corre o país e voa sem fronteiras por motivos profissionais, mas é aqui, em Setúbal, que escolhe ficar e fazer crescer a sua família. Aqui, onde bate o coração, é a sua casa.

Ficha de Inscrição

Mais informações através do endereço digepe@mun-setubal.pt
ou pelo telefone 969 754 459
Inscrições a decorrer até 5 de setembro
* Campos de preenchimento obrigatório

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A Câmara Municipal de Setúbal (CMS) é uma pessoa coletiva sem fins lucrativos. A presente declaração destina-se a clarificar o consentimento do tratamento de dados pessoais dos participantes na V Conferência Anual de Educação, organizada por esta entidade.

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