17° Muito nublado

A campanha anual de profilaxia da raiva e outras zoonoses, doenças infeciosas dos animais e transmissíveis aos humanos, e de identificação eletrónica decorre entre setembro e novembro, com datas atualizadas.


A campanha de vacinação antirrábica e de identificação eletrónica, a decorrer até novembro, é realizada, nesta edição, somente no CROAC – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do município de Setúbal, a funcionar junto do Parque Municipal de Poçoilos.

Os interessados nestes serviços, este ano destinados exclusivamente a cães, devem fazer marcação pelo contacto telefónico 910 531 905 e realizar o agendamento nas datas disponibilizadas, com opções nos períodos da manhã e de tarde.

No período entre as 14h00 e as 16h30, é possível fazer marcações nos dias 17 e 23 de setembro, 1, 7 e 14 de outubro, 25 de novembro e 16 de dezembro. Já durante a manhã, das 10h00 às 12h30, estão disponíveis os dias 8, 16, 22 e 29 de setembro, 6 e 13 de outubro, 11 de novembro e 2 de dezembro.

Em virtude dos constrangimentos motivados pela crise sanitária, os médicos veterinários responsáveis pela execução destes serviços não se deslocam, como habitualmente, às freguesias do concelho, sendo que diariamente é atendido um máximo de dez pessoas com o máximo de 15 animais.

Pelo mesmo motivo, a campanha deste ano não assegura a identificação eletrónica em gatos.

Aquando da realização destes serviços, as pessoas devem respeitar e cumprir as regras e orientações da Direção-Geral da Saúde para prevenção da transmissão da Covid-19, concretamente no que respeita a etiqueta respiratória, desinfeção, uso de máscara e distanciamento social.

A vacina contra o vírus da raiva considera-se obrigatória por lei apenas nos cães, devendo ser administrada aos cachorros entre os 3 e os 6 meses de idade.

O reforço da vacinação deve ser feito após um, dois ou três anos, dependendo da vacina utilizada.

De acordo com uma nova lei, em vigor desde outubro de 2019, o registo no SIAC é obrigatório para todos os animais nascidos em território nacional ou nele presentes por um período igual ou superior a 120 dias.

Os tutores que não registarem os animais arriscam uma coima entre os 50 e os 3740 euros para as pessoas singulares e os 44.890 euros no caso das pessoas coletivas.

Não obstante as datas e locais especificamente definidos para esta campanha, é possível fazer a vacinação antirrábica e a identificação eletrónica na segunda quarta-feira de cada mês, nas instalações do CROAC, sendo o atendimento feito por ordem de chegada.

Mais informações devem ser obtidas junto do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Setúbal, através do endereço eletrónico sembea@mun-setubal.pt ou pelo telefone 265 729 360.