As preocupações, designadamente com os grupos mais vulneráveis da população, como crianças e idosos, resultam de um aviso de nível “amarelo” relativo a tempo frio que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu para o distrito de Setúbal entre as 00h00 de terça-feira e 04h00 de quinta.

A Proteção Civil aponta a necessidade de a população estar atenta às recomendações das autoridades competentes e de adotar as medidas de autoproteção definidas em caso de vagas de frio.

A utilização de vestuário e calçado adequados, com a opção de várias peças de roupa em vez de uma única de tecido grosso, é uma das recomendações. O uso de chapéu ou gorro e de luvas é aconselhado.

A roupa deve ser mantida seca para se impedir perdas de calor. Evitar-se vestuário justo ao corpo ou que faça transpirar é outra recomendação.

Nas habitações, há medidas que devem ser tomadas, como vedar-se portas e janelas por onde o ar frio possa entrar.

O acendimento de lareiras exige cuidados especiais, uma vez que, em locais fechados e sem renovação de ar, a combustão pode originar produção de monóxido de carbono, um gás mortal. O mesmo em relação a aquecedores, devido ao risco de acidentes domésticos.

O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros alerta que as atividades físicas intensas são perigosas. Como o frio afeta a circulação sanguínea, obrigam o coração a um esforço maior, o que pode mesmo conduzir a um ataque cardíaco.

É, no entanto, aconselhável fazer exercícios físicos ligeiros com os braços, as pernas e os dedos para manter uma boa circulação sanguínea.


Em caso de dúvida, deve ser contactado o Centro Municipal de Operações de Socorro, através da aplicação “Setúbal SOS” ou através do Número Municipal de Emergência – 800 212 216.