“Vamos Apagar os Gatafunhos” é um projeto de melhoria do espaço urbano de Setúbal que apela à população para que participe ativamente na erradicação das inscrições que sujam as paredes do património edificado.

Com esta iniciativa, a autarquia promove o espírito de cidadania, trabalhando em conjunto com os munícipes para que estes atuem diretamente nos edifícios onde moram ou trabalham e apaguem as inscrições que, sem terem nada a ver com arte urbana, maculam o edificado do concelho.

Os serviços da autarquia, mediante a apresentação dos proponentes para requisição dos kits antigatafunhos, fazem uma avaliação preparatória dos espaços candidatos a serem beneficiados pelos munícipes.

Essa avaliação permite aferir a cor original das superfícies prejudicadas pela pintura indevida de inscrições, mas, também, se o próprio projeto é o mais ajustado para o edificado a intervencionar.

Intervenções que necessitem de trabalhos de reabilitação generalizados podem ser reavaliadas pelo serviços camarários e recomendadas para inclusão noutro projeto de participação cidadã da autarquia, o Setúbal Mais Bonita, desde que, os proprietários dos imóveis participem ativamente na execução dos trabalhos a desenvolver.

Interessado? Então tome nota:

  • Os kits contêm trincha, rolo de pintura, tabuleiro, cor primária e um pequeno guia com noções simples de pintura
  • Cada kit inclui um voucher para que, depois de preparadas as áreas a limpar os gatafunhos, os munícipes possam requisitar, junto dos serviços municipais, um balde de cinco litros de tinta de cor idêntica à original das superfícies indevidamente danificadas pelos gatafunhos
  • Os kits e as tintas são facultados gratuitamente. A participação no projeto Vamos Limpar os Gatafunhos não envolve qualquer custo para os municípes
  • Os interessados em pedir o Kit Antigatafunhos devem contactar o Gabinete de Gestão, Requalificação e Imagem Urbana da autarquia através do número de telefone 265 541 500 ou do endereço garu@mun-setubal.pt